A retirada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) da aliança político-administrativa com o Partido dos Trabalhadores (PT) deverá se definir até o final do mês, já que para o dia 29 de março está marcado um evento do diretório nacional especificamente com essa pauta. Enquanto isso, os peemedebistas tentam chegar a um consenso.
Em Nova Petrópolis, os dois vereadores da sigla se manifestaram sobre o possível desembarque. Simone Michaelsen Hafner não defende uma certeza, mas diz estar decepcionada com a situação política atual do Brasil. Com a convicção de que o partido deve deixar de ser aliado da gestão da presidente, Daniel Carlos Michaelsen aposta também no impeachment.
Simone acredita que o cenário de instabilidade deixa a população mais insegura, mas aguarda a Justiça atuar. “Decepcionada acho que é a palavra mais certa, com tudo. Isso deixa a gente muito triste, porque a gente confiou na Justiça e se não acontecer nada vai deixar inseguro ainda mais o nosso povo, a nossa comunidade, porque agora é a vez da justiça agir. E eu vou lamentar muito se não acontecer nada”, comenta.
Em relação à retirada ou não do PMDB do governo da presidente, a vereadora não se posiciona contrária ou a favor. “Eu não faço ideia. Eu sou só uma mera vereadora, em uma cidade pequena e que não tem muita voz no partido. Então, as decisões são sempre lá em cima e nós aqui temos que ouvir”, argumenta. Ela deixa claro que nunca obedeceu a regras de um partido. “Eu sempre tive a minha posição como pessoa, como indivíduo”, completa.
Já o vereador Daniel Carlos Michaelsen, posiciona-se favorável ao desembarque do PMDB da gestão nacional. “Sou a favor de tirar o Renan Calheiros, o presidente do Senado, o Eduardo Cunha, do Congresso, e todos os políticos que estão envolvidos na Lava Jato têm que pagar pela ladroagem que cometeram. Ou seja, sou favorável para que esses políticos mal intencionados realmente sejam condenados”, defende. O parlamentar acredita que a sigla vai deixar de ser aliada, levando em conta, também, a pressão popular. “Acho que deve se retirar e votar a favor do impeachment”, opina.