Vendas de Páscoa surpreendem em lojas segmentadas, mas caem em mercados

Com público formado predominantemente por turistas, as lojas especializadas em chocolates de Nova Petrópolis estão se surpreendendo com as vendas de Páscoa. Mesmo com um cenário econômico preocupante e com o clima instável que atinge a cidade nesse feriadão, as vendas aumentaram. Já nos mercados, cujo público é local, as vendas de caíram cerca de 10%.

Segundo a proprietária da Arte Doce, Maria Argélia Gutler,as vendas aumentaram surpreendentes 20% em relação ao ano passado. Ontem (sexta-feira, 25 de março), a loja deixou de vender por não ter mais o ovo de 500g, vendido a R$ 44. “Não podemos nos queixar, graças a Deus”.

Patrícia Schwantes, da loja Florybal, já estava preparada para a diminuição do movimento, mas também viu as vendas superarem em 15% a última Páscoa. Segundo ela, o que mais está saindo são ovos e cestas. Um dos atrativos é a promoção em que a cada R$ 100 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer a uma viagem para a Bahia. No estande da Praça, o movimento era intenso na manhã deste sábado, dia 26 de março.

Vendas crescem em lojas segmentadas. Foto: Gesiele Lordes

Vendas crescem em lojas segmentadas. Foto: Gesiele Lordes

O expositor Ismael Schwantes, da Chocoflores, que expõe pela primeira vez em Nova Petrópolis, diz que as vendas estão boas se considerar o cenário geral da economia. O ovo ainda é a estrela, mas ele observa que muitas pessoas estão comprando produtos menores, de menor valor, e montando seus próprios kits. “Pelo estado que está a economia, acho que vendeu bem”, diz.

Já no supermercado Piá, o movimento deu uma pequena reagida na manhã deste sábado, segundo o gerente, João Bastos da Silva. Esperava-se pelo menos empatar com as vendas do ano passado, mas o movimento foi muito fraco até quinta-feira e a estimativa é que o total feche em 10% a menos do que na última Páscoa. “O nosso cliente está migrando para a caixa de bombons”, analisa.

Ovos com brindes, geralmente mais caros, estão saindo menos no Brombatti. Foto: Gesiele Lordes

Ovos com brindes estão saindo menos no Brombatti. Foto: Gesiele Lordes

No supermercado Brombatti a realidade é semelhante. Era esperado aumento de 10%, mas já se estima queda entre 10% e 15%, de acordo com o gerente, Rudinei Brombatti. Ao contrário do ano passado, os ovos de personagens infantis, que acompanham brindes, estão saindo pouco. Produtos com valores mais acessíveis, como barras, caixas de bombons e chocolates caseiros, são mais procurados.

Moradora de Picada Café, a industriária Caroline Hoffmann não abriu mão dos ovos que acompanham brinquedos, mas optou por versões menores esse ano. Ela aproveitou uma promoção ‘pague dois, leve três’ e garantiu o agrado do filho e dos afilhados, que segundo ela, gostam mais do brinquedo do que do chocolate. “Eu sou dessas que deixa para a última hora para pegar promoção”, diz.