Um ano e meio depois de audiência pública, clientes da Oi continuam com problemas

Foto: Alessandro Wedig | Usuários reclamam do atendimento, da falta de solução para problemas como conexão de internet ruim

Depois de um ano e meio da audiência pública, que trouxe o diretor de Relações Institucionais da Oi no Rio Grande do Sul, Jaime Borin, algumas reclamações permanecem as mesmas sobre a empresa de telefonia Oi. A ex-vereadora Simone Michaelsen há cinco anos tenta mudar a titularidade da sua linha telefônica, pois ela está em nome de seu pai, que já faleceu há dez anos. Até agora, ela não conseguiu. Valter Schneider, proprietário do Limpa Fossa ficou três anos… com o telefone mudo, porque os cabos da rede de telefonia precisavam ser substituídos. Ele só conseguiu resolver o problema em novembro do ano passado.

Na época da audiência, em 2015, a Prefeitura lançou até um link direto em seu site para cadastro de problemas, que foram encaminhados para Jaime. No tempo que ficou no ar, o sistema registrou 29 chamados. As solicitações foram diminuindo e o link foi tirado de operação, o que não quer dizer que os problemas deixaram de existir. O advogado Heitor Pagnan também foi um dos que criticou o serviço da empresa de telefonia. Na audiência, ele chegou a sugerir que o nome fosse trocado para “Ai”, ao invés de Oi.

Processos em Nova Petrópolis

Existe um número expressivo de processos judiciais contra a Oi, em Nova Petrópolis. A grande maioria está em andamento no Juizado Especial de Pequenas Causas. Não foi possível acesso ao número exato, pois o servidor que pode dar as informações está em férias. Já na Justiça Comum, são dois processos de usuários contra a empresa de telefonia, solicitando indenização. O ingresso de ambas as ações foi em maio de 2015 e já tiveram sentença parcial em novembro do ano passado. Como a sentença é recente, ainda não há resultado definitivo. O tempo de andamento é considerado normal pela Justiça.

Posicionamento da Oi

Paralelamente aos investimentos em rede, a companhia informa que tem investido no aprimoramento do atendimento, priorizando a resolução dos problemas à primeira chamada e a revisão de processos. “Dentre as iniciativas de modernização tecnológica, está a implantação de uma plataforma de atendimento de última geração, que tem como principais benefícios maior facilidade de acesso, atendimento segmentado por tipo de cliente e a funcionalidade de retornar para o cliente caso a chamada seja interrompida (call back)”, ressalta a empresa.