Muitos setores estão sendo afetados com a interrupção do trecho da BR-116, que liga Nova Petrópolis a Caxias do Sul. Por causa das fortes chuvas e falta de manutenção da estrada, uma parte do asfalto cedeu. A interrupção momentânea tem sido notícia em veículos de comunicação de todo o Estado. Conforme entende o Executivo, algumas informações estão sendo divulgadas de forma errônea ou incompletas, causando confusão nos turistas que pretendem vir a Nova Petrópolis. Para esclarecer que o município não está isolado, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o Fundo de Turismo e a Associação Comercial e Industrial (Acinp) estão, constantemente, orientando sobre a real situação. “Tanto o Fundo de Turismo quanto a Assessoria de Imprensa da Prefeitura está divulgando direto com esses meios de comunicação, principalmente da região de Porto Alegre e Vale dos Sinos, também de Caxias do Sul, as rotas alternativas. Fizemos, inclusive, um pequeno mapa ilustrativo para mostrar que estamos acessíveis, que o único problema é realmente por Caxias do Sul”, disse o secretário de Turismo, Paulo Staudt.
Paula entende que a questão é intensamente preocupante para o turismo e para o comércio. No final de semana passado, por exemplo, ele observou que o movimento estava bastante fraco. “Estamos recebendo bastante ligações, não só na secretaria ou Prefeitura, mas, também, a Acinp, Fundo de Turismo. Há pouco [na segunda-feira] estávamos reunidos de novo para vermos novas ações para podermos remediar esta questão”, comentou.
Enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) avalia se será possível liberar o trânsito em meia pista, os deslocamentos são feitos por vias alterativas. Paulo deixa claro que o município não está isolado, conforme algumas informações, divulgadas em meios de comunicação do Estado. “Houve uma divulgação incorreta, principalmente da imprensa regional e de Porto Alegre, que está divulgando Nova Petrópolis com o acesso bloqueado, não estão dizendo qual é o acesso; falam em BR-116. Estamos fazendo esse trabalho para divulgar, para mostrar que está aberto Porto Alegre/Nova Petrópolis, que o problema está em direção a Caxias. Essas ações que estamos fazendo com a Acinp e com o Fundo são com o objetivo de trazer de volta o turista que temos perdido nos últimos dias”, explica Paulo.
Expectativa para o Natal no Jardim da Serra Gaúcha
Um dos eventos que mais atrai visitantes é o Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Apesar do acesso a Caxias pela BR-116 estar interrompido, a expectativa precisa ser positiva. Porém, Paulo afirma que é necessário um trabalho intenso de divulgação do evento. “Pedir, inclusive, para que todo o comércio se engaje, através das redes sociais, que faça a divulgação que a secretaria faz, que o fundo faz, que compartilhem as ações e informações de que Nova Petrópolis não está bloqueada, não está ilhada”, orienta.
A programação oficial começa dia 20, um domingo, e vai até o dia 31 de dezembro. “Como os recursos estão precários neste ano, muitas coisas foram reaproveitadas e também a gente não precisa, creio eu, nem sempre comprar, mas aproveitar os materiais que existem. Também contratamos uma empresa para colocar luz, decoração”, informa Paulo. Entre as novidades, estão árvores de madeira iluminadas, que serão instaladas na avenida, e o palco, que será em forma de presépio, um Adventskalenter, como é na Alemanha. “Sendo que os últimos 24 dias, que antecedem o Natal, todo o dia será aberta uma janela com alguma mensagem à população”, completa Paulo.