Em meio a um mundo de conflitos que parecem não terem solução, a atitude de crianças, de 4 e 5 anos, e professoras da Escola de Educação Infantil Pirulito sobressai-se através da criatividade e solidariedade. A turma da pré-escola A da instituição desenvolveu o projeto “E agora, quem poderá nos ajudar? Conhecendo os heróis da ficção e os da vida real!”, aproveitando o interesse das crianças por super-heróis. Com o projeto, surgiu a ideia de criar uma campanha em prol do menino Ezaquiel Andrade, de Picada Café, que tem paralisia cerebral. A iniciativa arrecadou fraldas e R$ 252 para auxiliar no tratamento. A entrega foi feita no dia 10 de dezembro, pelas professoras da turma Andréa Diana Heylmann e Aline Tatiane Morschell.
Projeto super-herói
Dentro da programação das atividades do projeto, houve uma visita de estudos ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis e uma conversa com policiais da Brigada Militar. Eles mostraram para as crianças que assim como existem os heróis dos filmes, também existem os da vida real, que ajudam sempre que necessário. Outra atividade foi a confecção do super-herói da turma, que recebeu das crianças o nome de “Super Príncipe”. Cada dia ele visitava uma família e juntos deveriam pensar em um poder para que o “Super Príncipe” pudesse ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para viver. Com esta atividade, as professoras buscaram trabalhar alguns valores, como solidariedade, gratidão, gentileza e bondade.
Com tantos poderes, a turma pensou em colocar em prática os poderes do “Super Príncipe”. Para isso, as professoras e as crianças elaboraram uma campanha solidária em prol do menino Ezaquiel Andrade, de Picada Café. As crianças passaram nas demais turmas da escola, para contar a história do menino e entregaram bilhetes para serem enviados às famílias. Durante uma semana, uma urna foi colocada na entrada da escola. O resultado final foi a doação de R$ 252 e fraldas, para ajudar no tratamento, mas, também, a conscientização de crianças e adultos, que mostraram que todos podem ser super-heróis e contribuir para melhorar a vida das pessoas.