Encerraram neste 7 de setembro as comemorações alusivas à Semana da Pátria. Desde o dia 01 de setembro eram realizadas Horas Cívicas na Rua Coberta, a cada dia com o cerimonial sob responsabilidade de uma escola ou entidade. A Escola Bom Pastor foi a responsável no Dia da Independência do Brasil. O vice-prefeito Charles Paetzinger e o pároco de Nova Petrópolis, o padre Milton Zilles, representando a Equipe Ecumênica, deixaram suas mensagens ao público.
O cerimonial enalteceu a diversidade da cultura local e a hospitalidade do seu povo. A Banda Municipal de Nova Petrópolis abrilhantou o momento cívico, que teve a presença de outras autoridades municipais, entidades, comunidade e turistas, que ao visitarem a Praça das Flores e Labirinto Verde, aproveitaram para conferir como o civismo é praticado em Nova Petrópolis.
“Vivemos num momento difícil, momento sensível na política brasileira, onde a situação, muitas vezes, nos tira a coragem e o desânimo acaba batendo na gente, vendo as coisas que acontecem no nosso país. Mas não podemos jamais perder a esperança”, ponderou o vice-prefeito. Ele fez referência à apresentação da Escola Bom Pastor que mostrou que devem ser preservadas as nossas culturas, germânica e gaúcha. “Assim, nós, como cidadãos, também temos que preservar o respeito, a educação, a lealdade, a moral e os bons costumes. Se todos nós, como cidadãos, preservarmos isso, com certeza teremos um país cada vez melhor”, concluiu Charles Paetzinger.
O padre Milton, na mesma linha, destacou a cultura para fazer sua reflexão. “Não nos esqueçamos que o que ilumina a cultura e a tradição da nossa gente é sempre Deus, a fé e os valores. Sem Deus, sem valores e sem fé, a cultura se perde na ventania da existência e a tradição não nasce na força da alma. Fé e valores são o que os antepassados trouxeram e nós, infelizmente, por vários motivos, esquecemos ou não fazemos questão de lembrar”. O representante da Equipe Ecumênica ainda fez uma oração pela Pátria Brasileira e encerrou sua mensagem dizendo: “que o nosso Dia da Pátria hoje nos lembre de Deus, da fé e dos valores, porque sem Deus, sem fé e sem valores, a vida torna-se uma simples improvisação e o país merece muito mais do que isso”.
Horas Cívicas no Centro de Nova Petrópolis são a principal atividade da Semana da Pátria há uma década. O último Desfile Cívico foi realizado em 2006, quando entidades foram para Avenida 15 de Novembro com faixas, cartazes e outros objetos para expressar suas mensagens sob o tema Saúde + Vida + Lazer + Esporte = Nova Petrópolis. Clique aqui para ver as fotos daquele desfile. Aproveite para comentar se você se identificou ou identificou algum familiar nas fotos. E responda: há motivos para retomar os Desfiles Cívicos de 7 de Setembro em Nova Petrópolis?