Em Nova Petrópolis e Picada Café, as chuvas torrenciais desta madrugada causaram transtornos e bastante trabalho para as corporações de Bombeiros Voluntários, que respondem pela Defesa Civil dos municípios. Sobretudo em Picada Café, onde ocorreu o maior número de atendimentos.
No município vizinho, houve quedas de árvores no bairro Quatro Cantos; na BR 116 nos kms 206, 203, 201, 192, além de uma queda de barreira no Km 190, próximo à divisa com Nova Petrópolis. Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Obras de Picada Café retiraram as barreiras, utilizando máquinas.
Ainda em Picada Café, na Avenida Fridolino Ritter, por volta de 00:30 da madrugada, houve um deslizamento de terra e a rua teve que ser interditada até o meio-dia de hoje, quando ocorreu a retirada do material e a limpeza da via pela Secretaria de Obras.
Em Nova Petrópolis
A única movimentação dos Bombeiros de Nova Petrópolis, em função de consequência da chuva, foi até a rua Taquara, no bairro Pousada da Neve. Lá, no número 197, ocorreu um deslizamento. Na verificação inicial, às 8h50min, não foi constatada necessidade de desocupação de imóveis próximos, pois não havia risco de deslizamentos maiores. Contudo, a Defesa Civil ficou incumbida de fazer uma nova avaliação nesta tarde.