A queda de uma barreira no km 167 da BR 116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na localidade de Vila Cristina, por volta de 15h30min desta sexta-feira, interrompeu totalmente a rodovia. Desta forma, a ligação entre os dois municípios, por via pavimentada, só é possível pela Estrada do Imigrante.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o desmoronamento ocorreu próximo ao arroio Pinhal, no local onde ocorreu o assalto a um carro forte há algumas semanas. A empresa que presta serviços ao DNIT irá fazer a desobstrução. Porém, conforme a PRF, não há previsão de horário para liberação da pista. Segundo a equipe da polícia que está monitorando o local, além do bloqueio total no km 167 da BR 116, ainda, risco iminente de nova queda de barreira.
O trecho entre Vila Cristina e Nova Petrópolis não está interrompido. Desta forma, é possível se deslocar entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. O motorista que segue pela BR 116, deve ingressar na ERS 452, em direção a Vale Real. O acesso a Estrada do Imigrante é cerca de 1km adiante, onde o condutor deve ingressar à direita numa via que é toda asfaltada – porém, estreita e sinuosa – até Caxias do Sul.