O projeto de lei 005/2017, que prevê a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vídeo nas áreas externas de instituições bancárias e financeiras, foi aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 13 de abril. Agora, o PL segue para sanção do prefeito, Regis Luiz Hahn. A partir de então, os estabelecimentos bancários terão o prazo de 120 dias para se adequarem às exigências legais.
Parecia que a criminalidade estava tão longe de Nova Petrópolis, mas, infelizmente, ela tem se tornado um transtorno constante. Para ajudar a coibir, proteger e solucionar casos, o vereador Rodrigo Santos (PSB) sugeriu a matéria, aceita pelos demais parlamentares.
De acordo com o projeto, as câmeras devem funcionar 24h e precisam ter um raio de visão de, no mínimo, 180 graus. Além disso, precisarão disponibilizar imagens com nitidez, possibilitando a identificação e reconhecimento das pessoas que transitarem pelos locais protegidos. As imagens devem ser armazenadas, ficando à disposição das autoridades por, no mínimo, 30 dias.
O vereador Rodrigo Santos afirma que a segurança deve ser uma das prioridades do município. “A violência está assumindo um papel importante na sociedade. A ideia é dificultar e diminuir as ações dos criminosos de forma preventiva”, defendeu.