A Prefeitura encaminhou para o Legislativo o projeto de lei nº 018/2017, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo e do fundo a ele vinculado. A matéria tem como finalidade assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas na área turística, além de gerir o Fundo Municipal. O projeto está na ordem do dia e será votado na quinta-feira, 27 de abril.
A chegada do projeto à Câmara foi comemorada pelos vereadores, na sessão de quinta-feira passada, pois, na visão deles, será um passo importante para o turismo de Nova Petrópolis, organizando melhor o setor. Para o vereador Rodrigo Santos (PSB), regulamentar o conselho pode ser o “plano B” para o Parque Aldeia do Imigrante, pois o Fundo de Turismo, hoje vinculado à Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), estará junto com o conselho, que irá administrar os recursos. Com isso, ele acredita que os valores do fundo e a arrecadação do parque podem ser revertidos para o espaço turístico.
O Fundo Municipal de Turismo
O Fundo Municipal de Turismo ficará vinculado ao Conselho de Turismo, sendo destinado a propiciar apoio e suporte financeiro à implementação de programas de incentivo, fomento e divulgação do município. A gerência dos recursos será feita pela Secretaria de Turismo, em consonância com as deliberações do conselho. A Prefeitura disponibilizará, anualmente, no mínimo, de R$ 50 mil para o fundo.