
Sugestão foi dada por vereadores na reunião com representante do Executivo / Foto: Lauren Krause
A proposta do Executivo é desafogar o trânsito, principalmente no Centro de Nova Petrópolis. Para explicar melhor o projeto que propõe a instalação de estacionamento rotativo pago, o secretário-adjunto de Planejamento, Fabio Muller, participou de reunião, na noite desta quinta-feira, dia 24 de março, no Legislativo. Após uma hora de conversa com os vereadores, foi sugerido que sejam feitas audiências públicas, em alguns bairros do município, para consultar os moradores sobre a aceitação ou não da matéria.
Conforme o secretário-adjunto, já existe um mapa sobre os possíveis locais onde serão instaladas as vagas pagas. O Executivo trabalha com um número entre 800 a 900 vagas, num espaço que começa na primeira rótula da avenida 15 de Novembro até o Parque Aldeia do Imigrante. A intenção é de terceirizar o serviço, licitando uma empresa. Muller estima que a Prefeitura terá um lucro de cerca de R$ 40 mil por mês, com impostos da empresa e repasse de porcentagem do valor do estacionamento rotativo.
A previsão do Executivo é de que uma hora custe R$ 2,00.
Após o debate, os vereadores entenderam que será necessário consultar a população, já que há divisão de opiniões sobre o projeto. Os parlamentares sugeriram a realização de audiências públicas em alguns bairros, mas quais serão eles e a data serão definidos posteriormente. O projeto de lei já está no Legislativo.