Programa Ecoviv completa 25 anos de atividade

Foto: Arquivo Ecoviv | Até hoje, o programa já atendeu mais de 84 mil visitantes

O programa Ecoviv – Ecologia Vivenciada comemora 25 anos. Iniciado pela professora Ilse Evers Gans, ele contribui para a educação ambiental e lazer de diversas pessoas de qualquer idade, desde creches até grupos de terceira idade. No dia 8 de outubro, na Escola Bom Pastor, às 9h, haverá a cerimônia de comemoração, com passeio pelo Sítio do Riacho.

O Ecoviv teve os primeiros passos em 1991. Mas a história do programa é anterior a essa data. Já em 1985, a Escola Bom Pastor procurava desenvolver atividades no campo da agricultura ecológica, produzindo hortifrutigranjeiros sem adubação química. Foram algumas tentativas, na busca por pessoas com experiência no setor. Naquela época, falar em ecologia ainda era algo estranho. Então, a professora Ilse elaborou o projeto Ecoviv, que tinha entre os propósitos utilizar a infraestrutura da escola para oportunizar contato entre a natureza e alunos do meio urbano.

Em 1991, abriu-se uma trilha ecológica no morro Wazlawick, aos fundos da propriedade da escola, e foi elaborado um programa educativo de palestras, jogos e visitas de observação. O modelo logo se expandiu e diversas empresas de turismo passaram a explorá-lo, usando fazendas e sítios próprios.

Para a escola, além de uma renda complementar, o Ecoviv contribui para a conscientização ecológica de milhares de crianças, jovens e adultos. Até hoje, o programa já atendeu mais de 84 mil visitantes. O número mínimo de participantes por dia é de dez pessoas. Existem dois roteiros para quem quiser conhecer o programa: Trilha Bom Pastor e Sítio do Riacho.