Depois de definido o nome e com quase tudo pronto – faltando apenas alguns detalhes -, será inaugurado o Espaço Mais Cultura amanhã, sexta-feira (20), a partir das 19h30. O prédio está localizado ao lado da Apae e será de aproveitamento multiuso, para as atividades culturais de Nova Petrópolis. Conforme a presidente do Conselho de Políticas Públicas Culturais, Luciane Schommer, a ideia é fazer “intervenções culturais” durante o evento de estreia, que será aberto à comunidade.
A entrega do espaço será a representação da décima oficina, que conclui a etapa de discussão sobre a utilização do espaço, uma exigência do antigo Ministério da Cultura (Minc).
O diretor municipal de Cultura, Ederson Santos, destaca que este espaço será o primeiro do Brasil, referente à segunda etapa do programa federal. “Antes de 2010, houve outros projetos similares, com outros nomes, mas no Rio Grande do Sul nenhum. De 2010 pra cá, foram liberados 20 projetos para todo o País e o primeiro que será inaugurado será o de Nova Petrópolis”, conta o diretor. Santos ressalta que colocar em atividade o Espaço Mais Cultura significa fazer história em termos brasileiros. Por outro lado, ele lamenta não existir mais o Ministério da Cultura, para estar representado na inauguração, já que a Regional Sul do Minc participou de todo o processo.