Por telefone, policial orienta pai e ajuda salvar vida de bebê de nove dias

A vida de uma bebê de apenas 9 dias foi salva graças às orientações, por telefone, de um policial militar e ao pronto atendimento dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis.

Por volta das 19h20min desta quarta-feira, dia 2, o pai da menina percebeu que ela havia se engasgado. Em um momento de aflição, acabou se confundindo e ligou para a Brigada Militar, através do telefone 190, ao invés dos Bombeiros.

O policial que o atendeu, Sargento Brito, passou então as orientações para o próprio pai iniciar a manobra de desobstrução das vias aéreas da criança. Enquanto os primeiros socorros eram prestados, os Bombeiros Voluntários foram acionados pela Brigada e deslocaram uma ambulância ao local, distante cerca de 200 metros da sede da corporação.

A guarnição composta pelo condutor subcomandante Ederson Tonin e pelo socorrista bombeiro voluntário Leandro Velho de Lima seguiu com os procedimentos na ambulância. A menina foi encaminhada ao Hospital Nova Petrópolis, onde recebeu o atendimento adequado a situação, e passa bem.

Segundo o sargento Brito, quando o pai ligou para a BM estava em estado de choque. Brito relatou que, após atender a ligação e ficar sabendo do que estava acontecendo, agiu conforme procedimentos que aprendeu nos cursos de primeiros socorros dados aos policias.  O procedimento orientado pelo policial ao pai, que foi decisivo no salvamento da vida da criança, é demonstrado em um vídeo abaixo, cujo link foi informado pelos Bombeiros, para que a comunidade saiba como agir no caso de engasgue de bebê.