Para que o suposto caso de tentativa de sequestro de uma criança na Fazenda Pirajá pudesse ser investigado, a Polícia Civil de Nova Petrópolis orientou os pais a registrar ocorrência na Delegacia de Polícia, relatando o fato. O registro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25 de outubro, e conforme a equipe de investigação, tão somente pelas informações prestadas pela família, não é possível apontar suspeito para fato, que também está sendo investigado se ocorreu da forma como a criança relatou aos familiares.
O fato teria ocorrido no final da tarde de segunda, 22 de outubro, mesmo dia em que foi encontrado pela manhã, em Alvorada, na região Metropolitana de Porto Alegre, o corpo de uma menina de nove anos que teria sido sequestrada na noite anterior pelo motorista de um Siena. Após receber a informação da suposta tentativa de sequestro em Nova, a Brigada Militar fez buscas no bairro, onde abordou alguns veículos com as mesmas características descritas, uma camionete cinza. Porém, nada suspeito foi constatado pela BM, que passou a considerar como boato o caso que ganhou grande repercussão na cidade através de compartilhamento da suposta tentativa de sequestro em grupos de WhatsApp.
A Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis irá solicitar imagens de câmeras de videomonitoramento de empresas próximas ao local onde teria ocorrido o fato para identificar que forma teria ocorrido a abordagem e possíveis suspeitos.