Polícia Civil adere greve geral por reintegração dos salários

Imagem: Reprodução / Governo prometeu pagar os salários da categoria na metade do mês de novembro.

Há cerca de dois anos policiais civis e militares não vem recebendo em dia seus salários, parcelados pelo governo estadual, assim como outras categorias do funcionalismo público. No final do mês de setembro, tiveram a informação que não iriam nem receber parcelados como vinha acontecendo. Alguns meses a categoria recebia em 10 parcelas, depositadas em valores diferentes quase todos os dias.

Os policiais com salários menores irão recebendo primeiro e depois os policiais com salários maiores. Na quinta-feira, 05 de outubro, o sindicato que representa a categoria fez uma assembleia e decidiu por iniciar a greve nesta semana em todo o estado e teve quase a totalidade de apoio dos policiais civis. A Delegacia de Nova Petrópolis aderiu à greve e está atendendo apenas ocorrências com emergência, fatos graves. Outras ocorrências envolvendo fatos menos graves devem ser registradas na Delegacia Online, na internet, ou a vítima deve aguardar o fim da grave, que poderá acontecer no dia 17 de outubro, ou quando tiver a reintegração dos salários. A previsão do Governo do Estado é pagar nesta terça-feira, 10 de outubro, os servidores que ganham até quatro mil reais e os outros, de salários maiores no decorrer do mês.

Algumas delegacias em cidades maiores também querem a retirada dos presos e o encaminhamento dos mesmos para os presídios. Em algumas cidades, as delegacias estão a mais de 40 dias com presos em suas celas.