Olá, Pessoal!
Sinceros agradecimentos aos elogios ao nosso programa “Poesia & Cia” deste sábado (18). Digo nosso, porque estou tendo a honra de dividir a condução do programa com o amigo Gaudêncio Terra, talentoso comunicador e declamador. Tem muita gente apoiando e pedindo para estendermos o Poesia & Cia até 14 horas, por ser um programa que reúne em seu bate-papo representantes da educação, cultura, artes, poesia, música, além de aquecer a economia do município pela participação de profissionais de diversas áreas. Contudo, há de se considerar muitas outras questões. Um dia, quem sabe…
Bem, mudando de “bala pra sapo”, peço licença aos meus leitores para reproduzir um artigo enviado pelo leitor Claúdio R. Aquiles, o qual foi publicado em outro jornal da região, assinado por mim, no mês de junho de 2015. Matéria que, discretamente, referiu-se ao escândalo do queijo, época em que empresas andavam acrescentando na composição do queijo amido e outras “cositas más”, violando a Lei do Consumidor. Tal ocorreu no leite, na gasolina e em tantos casos que o brasileiro – povo de memória curta – já esqueceu.
Mas seu Cláudio justificou o seu pedido: “ESTE ARTIGO CAI FEITO LUVA no escândalo da CARNE FRACA, um desdobramento da LAVA-JATO, mais uma exitosa operação da Polícia Federal! Mesmo tendo sido publicado em 2015, ESTÁ MAIS ATUAL DO QUE NUNCA, pois A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE continuam vigorando, a todo vapor, no BRASIL!
Ao decidir atender ao pedido do leitor, considerei ser de bom tom lembrar aos demais sobre a propaganda de cigarros feita pelo jogador Gérson, nos anos 80, onde ele dizia que o certo era LEVAR VANTAGEM EM TUDO, nascendo assim a tão FAMOSA frase “LEI DE GÉRSON”, para denominar vantagens ilícitas e qualquer forma de corrupção ocorrida desde então.
**************************************************************************************
A mercê da Lei de Gérson
Entre as tantas notícias que ultimamente estão impactando os cidadãos brasileiros, encontra-se a adulteração de produtos pela substituição, acréscimo ou retirada de alguns de seus componentes. Tudo em prol de lucros extras! Momento em que é acionada a irresistível e imoral LEI DE GÉRSON, a lei da vantagem a mais. Verdadeira afronta às Leis que regem a produção, o comércio e o consumo, abalando a boa fé do consumidor, causando um sentimento de total desamparo por parte dos órgãos governamentais e desconfiança neste ou naquele produto, num e noutro setor responsável pela sua avaliação e liberação ao mercado.
Já está passando da hora de riscar-se da Cartilha do Mundo dos Negócios a prática de LEVAR VANTAGEM EM TUDO, seja com a imediata e exemplar punição dos culpados pelos atos ilícitos, seja pela criação de leis que resguardem o consumidor de atentados contra a sua saúde. Haja vista a recorrência destes fatos, algo que vem afetando não só a saúde, a segurança, mas também o bolso do consumidor, pois quando a ganância impera ignora-se o respeito e a compaixão ao próximo. Caso o contrário continuaremos a MERCÊ DA LEI DE GÉRSON.
Joana Ester Bonorino – poeta, romancista e cronista
Diante do exposto, deixo as seguintes perguntas:
Nos últimos três anos, a corrupção aumentou ou apenas está sendo investigada com mais profundidade? Quem irá ressarcir o consumidor de prejuízos de toda ordem?
PENSEM NISTO! Abraço.
**************************************************************************************
Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova.
No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açucar.
No povo meu poema está maduro
como sol
Na garganta do futuro.
Meu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértil.
Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
do que planta.
Ferreira Gullar
Este poema foi enviado pelo leitor Sandro H. Locatelli de Caxias do Sul
**************************************************************************************
Um toque sobre beleza
Para as mulheres e homens de Nova Petrópolis que desejam cuidar de sua aparência e melhorar sua autoestima, LOURENÇO FRIGERI TEIXEIRA, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, já está atendendo no Centro Vida!
Lourenço tem ampla experiência em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Agende já sua avaliação.
Atendimento: terças-feiras, das 13h30 às 18h30.
Contato: (54) 3281 3008.
Avenida 15 de Novembro, 1632, 2º andar – centro
Nova Petrópolis / RS.
e-mail: lourencoteixeira@hotmail.com
site: www.lourencoteixeira.com.br