Uma comissão de pais, incluindo parte da diretoria da Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM), da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ursinho Carinhoso se reuniu na manhã desta quarta-feira, 20 de março, com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, e com o presidente da Associação Turismo e Meio Ambiente (ATURMA), José Luiz Cegoni, para questionar o porquê das mudanças que estão ocorrendo no quadro docente da instituição de ensino localizada na Vila Germânia. No encontro, na Prefeitura, os pais exigiram a reintegração à equipe da Ursinho Carinhoso de três auxiliares de educação, que foram transferidas para outras EMEIs, defendendo que elas estavam realizando um ótimo trabalho. A ATURMA, entidade à qual estão vinculadas às profissionais, ficou de avaliar e dar uma resposta até o início da próxima semana.
A coordenadora de educação da Ursinho Carinhoso já havia se demitido, após ter sido transferida para outra escolinha. Hoje à tarde foi a vez da diretora perder o cargo. A decisão, anunciada pela manhã, casou desconforto entre os pais presentes na reunião, que já tinham a informação de que a diretora seria demitida, mesmo realizando um bom trabalho, na opinião deles. Ambas também eram vinculadas a ATURMA, que negou ter praticado coação para que pedissem demissão, conforme especularam alguns país como motivação para as transferências. Conforme o secretário de Educação, em lugar da diretora que era indicada pela ATURMA será nomeada para o cargo uma profissional concursada, vinculada à municipalidade.
Ricardo Lawrenz, que garantiu não haver ingerência do Poder Público nas decisões administrativas da ATURMA, disse que a Prefeitura é responsável pela estrutura física e planejamento pedagógico na Educação Infantil; porém, os recursos humanos para atender as crianças com até três anos de idade são de competência da ATURMA, enquanto os alunos da Educação Infantil que estão na fase pré-escolar estão sob a responsabilidade de professores contratados via concurso público realizado pela Prefeitura. R$ 4.374.446,00 é o valor repassado a ATURMA em 2019 para remuneração de funcionários, serviços de terceiros e na compra de materiais de consumo.