Milhares de crianças espalhadas pelo Brasil estão na expectativa para ver seus pedidos realizados neste Natal. Isso pode ser possível através da campanha “Papai Noel dos Correios”. No Rio Grande do Sul, a edição deste ano do projeto começou ontem, quarta-feira, 23 de novembro, e vai até o dia 10 de dezembro. Em Nova Petrópolis, o depósito de cartinhas e coleta de presentes é a agência dos Correios do Centro. Os principais objetivos da campanha são promover a educação e o incentivo à escrita, além de atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.
Desde 2015, somente são selecionadas cartas de crianças matriculadas na rede pública de ensino ou em instituições assistenciais. Mais de 40 mil cartas enviadas foram adotadas no ano passado. Conforme o gerente da unidade local do Centro, Roberto Carlos Padilha, as cartinhas estão disponíveis desde ontem, para seleção de quem quiser adotar um ou mais pedidos, na agência dos Correios, localizada na rua Rio Branco, 375. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Quem adotar uma cartinha não poderá fazer a entrega, nem mesmo ter acesso ao endereço da criança. A adoção de cartas da campanha Papai Noel dos Correios é realizada de forma voluntária.
Como funciona
Os Correios entram em contato com as escolas e instituições selecionadas para passar as orientações sobre a campanha. As cartas enviadas são recebidas e lidas por uma equipe dos Correios. Os interessados em adotar uma ou mais cartas devem ir até a agência local. Os presentes são entregues pelo padrinho responsável no ponto onde pegou a cartinha. Os Correios farão a entrega nas escolas e instituições que participaram da campanha. Caso o brinquedo seja frágil, acondicione de forma adequada, utilizando caixa e escreva “Frágil” no pacote. Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas. O adotante pode escrever uma carta para a criança, mas não pode apresentar dados de contato.