Será que Cláudio Gottschalk estava efetivamente preparado para assumir a função de vereador? E ele foi o quinto mais votado na cidade! Será que Mário Jardel, o artilheiro do Grêmio que entrou para história do Rio Grande do Sul não só pelo futebol mas também porque teve o mandato cassado, estava preparado para ser deputado estadual?
São questionamentos que precisam ser feitos agora que os ânimos já estão mais calmos, depois de toda a polêmica que tomou conta das redes sociais no final de semana. Não para justificar os erros praticados por estes representantes do povo. É bem verdade que Cláudio Gottschalk ofendeu às mulheres; e não somente a elas, mas todos aqueles que acreditam e lutam para que haja igualdade entre humanos. Homens e mulheres. Foi infeliz. Não deveria ter dito o que disse. Mas, nesta sua forma rude de se expressar, a mensagem que conotou era a que queria transmitir?
Quando se é conduzido um cargo eletivo, o é pelo eleitor que dá o seu voto de confiança e, sobretudo, porque o partido dá legitimidade a sua candidatura. Se são conduzidos políticos despreparados, é porque se permitiu, através do voto, que que ele chegue no Legislativo ou no Executivo. Mais do que isso, muitas vezes o partido estimula o ingresso de pessoas despreparadas para aquela função, porque puxam votos. O exemplo mais clássico é o do Jardel.
Aqui, infelizmente, agora temos o vereador “bruto, do mato”, como se auto intitulou em sua famigerada manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores que tornou Nova Petrópolis conhecida em nível nacional por ter um vereador machista, que por sua vez estava pilchado e, assim, acabou também denegrindo a imagem do gaúcho, que já é tão rotulado. Aqui também temos um ser humano visivelmente abatido pela artilharia das redes sociais, que julga e sentencia açodadamente; um político isolado na classe, que o abandonou em sua maioria; um homem bruto, simples, tendo que se explicar porque usou expressões inadequadas e argumento não suficientemente claro para dizer o que queria dizer em um local em que se exige alto padrão intelectual.