Lideranças comunitárias e políticas de Nova Petrópolis se reuniriam na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Porto Alegre, nesta terça-feira, 25 de outubro, para tratar da liberação do trecho bloqueado da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Conforme o irmão do vereador Jerônimo Stahl Pinto (PDT, Marcos Narciso Junior, que postou a informação em um grupo de WhatsApp, e estava presente na reunião, o departamento disse que o valor estimado para a obra de recuperação é estimada em R$ 14 milhões. O órgão deu prazo de uma semana para a contratação de uma empresa, por meio de decreto de emergência, para executar o serviço. Será avaliada, ainda, a possibilidade de liberação parcial do trecho.
A Prefeitura e o Dnit ainda não se manifestaram oficialmente sobre o assunto. Estiveram na reunião o prefeito, Regis Luiz Hahn, o presidente do Legislativo, Charles Paetzinger, o vereador Jerônimo Stahl Pinto e seu irmão Marcos Narciso Junior, o presidente da Acinp, Cláudio Michaelsen, e lideranças da Vila Cristina.
Na segunda-feira, 24 de outubro, uma nova rachadura apareceu na pista contrária à da abertura que já existia na BR-116, no trecho entre o km 178 e km 180.