Moradores do interior perdem produção por falta luz

Foto: Alessandro Wedig | Leite de produtores não passou no teste da Piá e não pode ser carregado

O distrito do Pinhal Alto é um grande produtor de leite e frango, que abastecem as famílias de várias partes do Brasil. Não foi a primeira vez que as famílias Maldaner e Wendling tiveram que contabilizar o prejuízo. No início da semana passada, houve falta de energia em toda a região de Feliz Lembrança Baixa, no Pinhal Alto. Árvores caíram por cima dos fios da rede, por causa do vento forte que soprou com a chuva de terça-feira, 24 de janeiro. Frangos e leite foram perdidos, pois a localidade ficou sem luz por mais de 20 horas.

No aviário do produtor Lauro Maldaner, a luz faltou das 14h de terça até 17h45 do dia seguinte. Se não fosse o gerador, os 40 mil frangos estariam em risco. Mesmo assim, ele teve uma pequena perda, porque o equipamento não conseguiu refrigerar o suficiente, em função do calor. Ele perdeu 70 frangos, cerca de 200 kg. Mas temia que o prejuízo fosse muito maior. “Decepcionante. A conta de luz não pode atrasar, mas eles não fazem a manutenção dos postes e dos fios”, observa Lauro. Ele questiona a falta de atenção da RGE, que não dá prioridade para a prevenção, com a troca de postes podres e fiação antiga. O produtor também observa que falta a poda constante de árvores. Já na propriedade do casal Maria Loraci e Arno Wendling, a produção de leite que foi prejudicada. Eles não têm gerador na propriedade e sem luz perderam 300 litros de leite de uma vez só. O casal é um entre os vários pequenos produtores que abastece o caminhão de leite da Cooperativa Piá. Quando o tanque chegou à propriedade, na noite de quarta-feira passada, para recolher o produto, o teste indicou que não seria possível carregar os 300 litros.

A RGE garante que já está com um projeto para o local em elaboração final, que prevê a substituição de mais 19 postes, além de acertos em cabos da rede e podas de árvores. “A obra tem programação para ser entregue em, aproximadamente, 90 dias e deve melhorar sensivelmente a qualidade da energia elétrica fornecida”, informa a empresa.