Lelo é reeleito com 48,7% dos votos: veja as fotos da comemoração

  • dsc_0190
    Foto: Lauren Krause | Prefeito reeleito acompanhou a apuração no comitê da coligação, ao lado do seu vice, Charles, familiares, amigos, coordenação de campanha e filiados
  • dsc_0211
    Foto: Lauren Krause
  • dsc_0062
    Foto: Lauren Krause
  • dsc_0088
    Foto: Lauren Krause
  • dsc_0114
    Foto: Lauren Krause
  • dsc_0130
    Foto: Lauren Krause

A cada urna apurada, a vibração aumentava no comitê da coligação “Nova Petrópolis em boas mãos”, localizada na esquina da avenida 15 de Novembro com a rua Rui Barbosa. A concentração de filiados e simpatizantes começou antes do início da apuração. Antes das 18h, pelo resultado extraoficial de apuração das urnas, já estava definido o vencedor do pleito municipal deste ano. Regis Luiz Hahn e Charles Paetzinger foram eleitos com 48,71%, totalizando 6.828 votos. Luiz Irineu Schenkel e Jorge Lüdke fizeram 43,51%, com 6.100 votos, e Naira Sauter Seibt e Inei Koch fizeram 7,77%, somando 1.089 votos. Foram 728 votos de diferença do primeiro para o segundo mais votado à majoritária. A abstenção foi de 14,05%, totalizando 2.433 votos.

Ainda com uma urna para ser apurada, mas já eleito, por não restar mais chance de Lui e Alemão ultrapassarem a votação, Lelo conversou com o comunicador da rádio Inova FM Everton Luiz Popioleki. Foram as primeiras palavras do prefeito reeleito a um veículo de comunicação. Bastante emocionado, ele agradeceu e dedicou a vitória à população. “Eu tentei fazer o melhor por Nova Petrópolis e pelo povo de Nova Petrópolis. E essa vitória não é minha, é do povo, também. Vocês é que merecem”, disse Lelo.

Comitês “Juntos fazemos mais” e “Gestão e Inovação”

Já nos primeiros minutos de apuração, o comitê da coligação “Juntos fazemos mais” esteve com poucas pessoas reunidas. Alguns candidatos a vereador e filiados acompanhavam os números iniciais. Lui e Alemão deixaram o comitê pouco depois das 17h. Conforme foi se confirmando a vantagem de Lelo, a aglomeração dos tucanos e partidários coligados foi diminuindo, até esvaziar.

Naira optou por não se reunir no comitê para acompanhar a apuração. Ela disse que preferiu manter a manifestação silenciosa, sem barulho, até porque o comitê fica em um prédio onde há apartamentos residenciais, e seguindo o modelo que manteve durante a sua campanha. A candidata não quis divulgar o local onde se concentrou.

Renovação nas cadeiras do Legislativo

Dos 11 vereadores eleitos, sete dão uma nova cara à Câmara de Vereadores. Apenas Jerônimo Stahl Pinto (PDT), Daniel Michaelsen (PMDB), Oraci de Freitas (PP) e Carlos Simon (PSDB) mantiveram suas cadeiras. Jorge Darlei Wolf (PSDB) foi o mais votado, com 833 votos. Jerônimo foi o segundo, com 615. As novidades são João Paulo de Macedo Viana, o Ceará, (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT), Rafael Lüdke (PP), Nei Schneider (PSDB), Rodrigo Santos (PSB) e Kátia Zummach (PSDB).

Para os próximos quatro anos, não estarão mais no Legislativo, portanto, Simplício Romeo Schwantes (PP), Simone Michaelsen (PMDB), Clodomiro Fernandes (PSB), Adelar Hansen (PSDB) e Paulo Antonio Heylman, o Goiabão, (PSDB). Além deles, Charles troca o Legislativo pelo Executivo; Alemão, que não alcançou a vitória, também deixa a Câmara.

Votação

Jorge Darlei Wolf – 833 votos

Jerônimo Stahl Pinto – 615

Ceará – 562

Oraci de Freitas – 506

Cláudio Gottschalk – 458

Daniel Michaelsen – 426

Rafael Lüdke – 424

Nei Schneider – 408

Rodrigo Santos – 400

Kátia Zummach – 372

Carlos Antonio Simon – 351