Considerado inconstitucional pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei 004/2017, de autoria da vereadora Kátia Zummach (PSDB) foi arquivado pelo presidente, Rodrigo santos, na semana passada. Na sessão desta quinta-feira, 2 de março, ela retomou a matéria, mas, agora, como uma indicação à Prefeitura, para que crie a Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito.
De acordo com Kátia, é necessário evitar os acidentes de trânsito e não apenas procurar culpados, depois que eles acontecem. E a forma que a vereadora propõe para que haja mais atenção nas estradas e ruas é a conscientização da população. “Quando acontece um acidente, normalmente, o pessoal pede de quem é a culpa. Mas a pergunta que a gente deveria fazer é: esse acidente poderia ter sido evitado? A gente vive numa correria tão grande que não nos damos conta que o trânsito é responsabilidade de todos. O trânsito está entre as 10 causas que mais matam no Brasil. Então, se tem uma epidemia, um surto, o que eles fazem? Vão lá e vacinam as pessoas, para evitar as mortes. E qual é a vacina para evitar as mortes no trânsito? É só a conscientização”, argumentou a vereadora na tribuna.
Para a parlamentar, o primeiro passo seria colocar a Semana de Trânsito no calendário do município e, depois, ir em busca de parcerias para realizá-la.