A reivindicação de um grupo de pais de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ursinho Carinhoso não foi atendida pela Associação Turismo e Meio Ambiente (ATURMA), que não reintegrou à equipe do educandário três auxiliares de educação que haviam sido transferidas e, posteriormente, exoneradas. Como resultado da decisão, anunciada na manhã desta segunda-feira, 25 de março, teve protesto no final do expediente da Prefeitura Municipal.

Manifestação ocorreu na tarde desta segunda-feira depois de não terem reivindicação atendida | Sóstenes da Silva
“As transferências são tidas como normais e rotineiras, já que há rotatividade de pessoal, como em quase todas as empresas, cabendo a Gestão de Pessoal suprir as demandas existentes”, informou a Aturma, em comunicado direcionado aos pais, sem justificar os motivos para as demissões. Na quarta-feira da semana passada, 20 de março, uma comissão de pais, incluindo parte da diretoria da Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM) da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ursinho Carinhoso, se reuniu com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, e com o presidente da Associação Turismo e Meio Ambiente (ATURMA), José Luiz Cegoni, para questionar o porquê das mudanças que estão ocorrendo no quadro docente da instituição de ensino localizada na Vila Germânia.
Incluindo a diretora e a coordenadora pedagógica, já são cinco as funcionárias afastadas da EMEI Ursinho Carinhoso. Algumas pessoas envolvidas no movimento pró-retorno das profissionais dizem que elas foram coagidas a pedirem demissão. De forma individual, os casos já estão sendo tratados por advogados, que estudam ingressar na Justiça. Na reunião da semana passada, a Aturma negou que esteja praticando coação.
No protesto de hoje, na Praça das Flores defronte à sede da Prefeitura, os manifestantes usaram equipamentos sonoros, como buzinas e apitos, além de bolinhas no nariz e cartazes e faixas, com suas reivindicações, entre as quais, a saída de José Luiz Cegoni do cargo de presidente da Aturma. A entidade é responsável pelo atendimento às crianças de até 3 anos na educação infantil do Município e, para tanto, receberá, em 2019, R$ R$ 4.374.446,00 de recursos públicos.