Facenp não terá novas turmas por baixo número de inscrições

Conforme o diretor da Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis (Facenp) e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Jorge Gerson Silva da Silva, foi a primeira vez em 13 anos, desde a fundação, que houve um número tão baixo de inscritos no vestibular. Neste ano, não foi necessária a segunda chamada extra. Por se tornarem inexequíveis os cursos, com poucos alunos, as novas turmas foram canceladas. A expectativa do educador, agora, é de que na próxima seleção mais estudantes se inscrevam. A falta de novos alunos é motivada, conforme observa o diretor, pelo cenário de instabilidade econômica do país.

Divulgação/Facenp

Divulgação/Facenp

Em dezembro do ano passado, a Facenp realizou o seu vestibular de verão, para ingresso no primeiro semestre de 2016. Dezessete pessoas se inscreveram, mas confirmaram a matrícula apenas 11 – nove para o curso de Administração e dois para o curso de Ciências Contábeis. A chamada extra foi feita em fevereiro, mas não teve nenhum interessado. Conforme o diretor da Facenp, o número de inscritos já foi baixo, mas era possível estruturar as turmas. Desta vez, o gestor explica que não houve alternativa e as matrículas foram canceladas.

A direção reuniu os 11 estudantes que fizeram a matrícula para explicar a situação e sugerir a alternativa de estudar pelo formato de Educação à Distância (EAD), com opções de cursos para Recursos Humanos e Processos Gerencias. “Alguns aceitaram, outros não. Fica a critério de cada um. O processo seletivo ainda está aberto, vai até o dia 27 deste mês”, afirma o professor.

Cenário de instabilidade

Na avaliação do educador, a instabilidade momentânea na economia e na política do Brasil também teve impacto no Ensino Superior. “Porque, infelizmente, o ensino, principalmente o superior, é

considerado supérfluo. O perfil do nosso aluno é o que trabalha de dia e estuda à noite. Eles pagam a sua faculdade com o seu trabalho. Tivemos que cancelar as matrículas, porque as turmas são deficitárias”, explica. Conforme pensa o diretor da Facenp, a política econômica do Brasil não está andando. “Os empresários estão todos assustados. O cenário não é agradável”, reflete.

Além do cenário de crise, alguns estudantes, às vezes, preferem buscar em centros maiores mais opções de cursos. Mas, dentro das alternativas oferecidas pela Facenp, o diretor acredita que cerca de 90% da demanda local está estudando em Nova Petrópolis. Somando os cursos de graduação, Administração e Ciências Contábeis, atualmente, são 90 alunos, e no formato EAD estão matriculados 45 estudantes.

Faculdade não vai fechar

Apesar de especulações sobre o possível fechamento da instituição de ensino, o diretor esclarece que não existe nenhum sinal de que a Facenp vai encerrar as suas atividades. De acordo com o diretor, houve uma situação pontual, mas a instituição de ensino pretende fazer o vestibular de inverno e espera que este cenário não se repita.