Escultores começam a produção do 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Foto: Lauren Krause | Até o próximo domingo, escultores vão demonstrar sua percepção sobre a imigração alemã

Cristovão Hullen, de Três Passos; Adriano Rosback Mayer, de Esteio; Lúcio Spier, de Porto Alegre; e Gudrun Schuster, de Neuss, na Alemanha, vão produzir, cada um, esculturas sobre a sua impressão da imigração alemã no Brasil. A abertura oficial do evento aconteceu na tarde deste sábado, 12 de novembro, no Parque Pedras do Silêncio. O evento segue até o próximo domingo, 20 de novembro. Uma das atrações é a exposição dos quadros do pintor Jéferson Hoffmann, artista que pinta com a boca.

O proprietário do parque Valmor Heckler foi o guia de um roteiro pelo espaço turístico, que conduziu autoridades municipais e visitantes pela história da imigração germânica. Os blocos de arenito já estão sendo esculpidos. Uma das inspirações que mais chamou a atenção dos visitantes foi a da alemã Gudrun, que buscou no universo lúdico uma representação de um boneco infantil, que chegou ao Brasil com os imigrantes.

Foto: Lauren Krause

Foto: Lauren Krause

No dia 20 de novembro, com as obras concluídas, um júri técnico avaliará as esculturas, que serão classificadas conforme critérios pré-definidos. Após, de 20 de novembro a 10 de janeiro de 2017, as obras ficarão expostas aos visitantes do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, que poderão dar seu voto popular. Depois deste período de votação, serão computados os votos do júri técnico e do voto popular para posterior premiação.