Há uma semana, após chuvas intensas, ocorreu um desmoronamento na rua Taquara, no bairro Pousada da Neve. O local já tinha sido vistoriado pela Defesa Civil, que na tarde de hoje, 25, retornou para fazer uma avaliação mais precisa da estabilidade do solo. Estiveram no local o coordenador da Defesa Civil de Nova Petrópolis, Ivanildo Santana, e o engenheiro da Defesa Civil, Luiz Cândido Kehl. O secretário municipal Obras, Oraci de Freitas, acompanhou a inspeção.
A constatação é de que não risco de um desmoronamento maior no local. Porém, o engenheiro orientou a remoção de árvores que estão sobre a encosta, as quais, pelo peso, poderiam favorecer a descida de mais terra. Sairão os troncos, mas serão preservadas as raízes, que têm a função de ajudar na estabilização do terreno. Além disso, foi sugerido pelo engenheiro o plantio de uma espécie de arbusto, cujas raízes se entrelaçam e ajudam a segurar a terra. Outra medida é canalização da água que atualmente desce entre placas de rocha da encosta. Essas adequações terão que ser providenciadas pelos proprietários dos terrenos, mas a prefeitura municipal, através da Secretaria de Obras, se dispôs, a auxiliar com máquinas.
Como o terreno está estável, conforme a Defesa Civil, não há risco nem para os moradores da residência que fica embaixo do barranco nem para os residentes da casa localizada sobre a encosta.