Descerramento de fita declara aberto oficialmente o 28º Festimalha

Foto: Lauren Krause | autoridades se reuniram para abrir oficialmente o evento

Na manhã deste sábado, 22 de abril, no Centro de Eventos, foi aberta oficialmente a 28ª edição do Festimalha. O evento reuniu autoridades locais, estaduais e federais, que discursaram exaltando o exemplo que Nova Petrópolis mostra ao Brasil de organização social, sem esperar que o apoio venha do Poder Público, exclusivamente. O governador do Estado, José Ivo Sartori, apesar de ter dito que não poderia vir à cerimônia, quando a comitiva da feira esteve em seu gabinete, em Porto Alegre, conseguiu folga na agenda, para prestigiar o evento.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Paulo Boelter, deu início aos pronunciamentos. Ele considerou que o Festimalha já se consagrou uma valiosa marca de Nova Petrópolis e que manter o evento em um momento de recessão econômica é extremamente importante. “Estamos muito otimistas, pois contamos com produtos para todas as idades, bons preços e que são locais. Que os visitantes sejam aquecidos não só pelo calor da malha, mas da recepção dos moradores”, afirmou. Paulão deixou um pedido especial aos políticos presentes, para que honrem os votos recebidos com ética e moral e que o país siga bons exemplos de municípios como Nova Petrópolis. “É possível mudarmos nossa cidade, estado, país. E por que não dizer o mundo? A mudança começa dentro de nossas casas, na nossa cidade. Tudo que tivermos aqui de bons exemplos, quero pedir que levem para o estado e municípios”, argumentou.

A coordenadora do Departamento de Malharias, Michele Arend, ressaltou que existem muitos dados falando sobre os altos números de comercialização de peças da feira e se o evento está em sua 28ª edição é porque existem pessoas capacitadas que organizam e uma produção de qualidade. “Quero agradecer principalmente aos expositores, que fazem a coisa acontecer”, comentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Santos, ressaltou que Nova Petrópolis precisa se desenvolver e ser fomentada no turismo. “Juntem-se conosco, precisamos de emendas para desenvolver. O município trabalha muito e não consegue tudo”, falou, direcionando-se aos deputados presentes. O deputado estadual Lucas Redecker, representando a Assembleia Legislativa, elogiou o exemplo que Nova Petrópolis dá para o país. “As pessoas não ficam esperando só pelo governo, se organizam e ajudam os governos. Nova Petrópolis é um dos exemplos que dá certo”, mencionou.

O prefeito, Regis Luiz Hahn, também reforçou o pedido por mais emendas parlamentares direcionadas ao município. Lelo agradeceu os malheiros, pelo carinho e amor, e disse que a malha produzida aqui aquece o mundo inteiro. O governador do Estado, José Ivo Sartori, refletiu sobre o momento político do país e disse que são necessárias novas lideranças, porque o país não tem mais referências nacionais, que sejam aglutinadoras de todas as áreas. “Eu não penso na próxima eleição, porque se eu pensar deixo de fazer hoje. Sem a ajuda de toda a sociedade, não vamos mudar.  Tenho 40 anos de vida pública e nunca vi uma crise assim, é maior do que a crise de 1929”, disse. O governador falou quem tem ido a Brasília quase toda a semana, para tentar negociar a dívida e trazer soluções para o Estado. Em contrapartida, há bons exemplos, segundo afirmou Sartori, e o Festimalha é um deles, considerado uma arte por ele. “O Festimalha também é arte. Arte para mim é missão, vocação e festa”, citou o governador.

Foto: Lauren Krause

Após descerramento da fita, o governador e as autoridades seguiram para um passeio pela feira, que vai até o dia 28 de maio, das 10h às 19h.