No dia 23 de novembro, o Corpo dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis (CBVNP) completa 25 anos. Conforme o comandante Ivan Santana, as primeiras reuniões começaram em 1991 e os trabalhos iniciaram, operacionalmente, em 23 de novembro de 1992. Hoje, a corporação é uma das 42 espalhadas pelo Rio Grande do Sul, um número muito baixo, conforme considera o comandante. A entidade sobrevive de doações da comunidade, convênio com o Poder Público municipal e, há três anos, com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Por não ter ligação governamental, o Estado não repassa nenhum recurso, mas, na opinião do comandante, deveria. “Há necessidade de recurso, do Estado, principalmente. Mas hoje as corporações voluntárias não têm nada do Estado. Agora, a isenção do ICMS, vai facilitar a aquisição de alguns equipamentos e materiais. Mas a corporação tem motivos para comemorar os 25 anos e será com cerimônia de homenagens e formatura, no sábado, 19 de novembro, no Plenarinho da Acinp, às 18h30.
O recurso que a corporação tem por mês para atuar é de cerca de R$ 30 mil, conforme conta Ivan. “Para você ter uma estrutura, renovar a frota, precisaria muito mais. Mas é o que se consegue hoje”, afirma. O comandante relata que o trabalho dos bombeiros voluntários cresceu e já é reconhecido pelo Governo do Estado. Neste ano, inclusive, foi criado um fundo específico, mas que precisa ainda de regulamentação. “A única diferença entre bombeiro voluntário e militar é que o voluntário não faz PPCI, por questão legal. A questão operacional é a mesma”, explica.
Cerimônia de 25 anos
A noite de sábado (19) será de homenagens aos fundadores e pessoas que contribuíram com a construção do CBVNP. Oito alunos da turma de 2015, que já estão aptos ao trabalho, vão receber o certificado de formatura. Os alunos de 2016, que concluíram a parte teórica, e, em 2017, farão o estágio, também formam-se na primeira etapa do curso. O evento tem entrada franca e começa às 18h30, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp). Depois, será servido um coquetel, que foi doado pela comunidade.