Nesta terça, quarta e quinta-feira, os alunos da maior escola de Nova Petrópolis devem ficar em suas casas. O Colégio Padre Werner aderiu, novamente, à paralisação estadual, devido, principalmente, ao parcelamento dos salários dos servidores públicos, entre os quais, os professores. A decisão pela paralisação ocorreu em assembleia nesta noite. Na quinta-feira, os professores se reúnem novamente para decidir se continuam ou não com a greve.
Quinta-feira também será um dia sem aulas no Pinhal Alto. Até lá, os alunos da Escola São José terão as atividades normalmente. A decisão pela adesão parcial foi tomada em reunião com o Círculo de Pais e Mestres. Na Primeiro de Maio, da Fazenda Pirajá, houve adesão de alguns servidores à paralisação e a escola irá fazer um rodízio de trabalho com aqueles que não aderiram. Assim, nesta terça-feira, três turmas ficarão em casa; na quarta, outras três; assim como na quinta-feira três turmas também não terão aula.
Na Escola Padre Amstad, de Linha Imperial, a princípio, os alunos não ficarão sem aula. Se houver adesão de algum professor à paralisação, o que é incerto, outro irá compensar. A reportagem do Nossa Terra não conseguiu contato com a direção da Escola Piá, mas conforme uma pessoa que tem contato com o corpo docente do educandário, provavelmente não haverá adesão à paralisação na escola do bairro Piá.