A décima edição da Cavalgada da Integração já é considerada uma das melhores, segundo um dos coordenadores, Cláudio Gottschalk. O percurso de cerca de 50 km foi cumprido por 100 cavalarianos, que saíram de Nova Petrópolis no sábado, 5 de novembro, e chegaram a Bom Princípio no domingo, 6 de novembro. Famílias e amigos reuniram seus cavalos e seguiram por um trajeto de belezas naturais. O tempo colaborou, com predomínio de sol e céu azul.
Em uma década de ‘caminhadas a cavalo’, o evento tornou-se de encontro familiar e para fazer novas amizades. “Não é como rodeio, que vai para ganhar prêmios. Não é uma competição, é um evento de integração, com muitas famílias, que vão para confraternizar”, avalia Gottschalk. E é exatamente por causa desse espírito que o coordenador acredita que o evento vem evoluindo a cada ano. Só de Nova Petrópolis, foram quase 30 cavalarianos, entre eles crianças, homens e mulheres. Gottschalk afirma que no ano passado o número de participantes não chegou a 100 e para o próximo ano a expectativa é crescer ainda mais.
A próxima edição está confirmada e terá mudanças. “O roteiro vai inverter. Vamos sair de Bom Princípio, em direção a Nova Petrópolis, para que não fique sempre a mesma coisa”, adianta Gottschalk.