No início do mês de novembro, a Brigada Militar ganhou reforço nos sábados e domingos de estagiários que estavam terminando seus cursos de policial militar. Os estagiários vinham para ajudar no policiamento ostensivo, no centro da cidade, e ficaram durante alguns finais de semana concluindo seus estágios. A partir do dia 15 de dezembro, o Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) irá encaminhar policiais de outras cidades permanentes até meados de janeiro de 2017. O reforço, que antes era somente nos sábados e domingos, por parte dos estagiários, agora passará a ser durante toda a semana por policiais que fazem reforço aos municípios turísticos durante o final do ano. O trabalho do reforço policial faz parte da Operação Presença, através da qual os policiais fazem o trabalho a pé e circulando no centro da cidade, área onde a movimentação de pessoas é grande e onde está concentrada a maior parte do comércio.
Segundo o tenente da BM Marco Antônio Soares Garcia, o reforço vem para manter os índices baixos de criminalidade na cidade. O policial relatou que em municípios como Nova Petrópolis, é difícil conseguir reforço, pois, geralmente,os policiais extras são enviados para as cidades com os índices de criminalidade mais graves.“As pessoas que passam por aqui de outras cidades sempre falam que moramos na Europa, não existe criminalidade e os outros índices são baixos e não tem tanta violência, mas temos que manter esses índices baixos, pois a comunidade e os turistas querem sempre andar com tranquilidade e sabendo que nossa cidade é segura”, relatou o tenente.
Outra preocupação com a segurança é no indulto de Natal, quando vários apenados ganham o direito de sair dos presídios para passar a data com seus parentes. Segundo Marco, um terço desses não retornam ao presídio, pois já saem com intenção de voltarem ao crime.
BM recebe reforço contínuo até janeiro
