Em um momento em que o contexto econômico favorece o turismo interno no Brasil, a prefeitura de Nova Petrópolis avança em estabelecer uma parceria público-privada para manter o Parque Aldeia dos Imigrantes. O modelo de proposta, elaborada pela Secretaria de Turismo e pelo Fundo Municipal de Turismo, foi apresentada aos comerciantes do parque e aos sócios da Associação Industrial e Comercial de Nova Petrópolis (Acinp) no dia 15 de setembro.
Conforme o secretário municipal de Turismo, Daniel Camargo, mesmo com o grande número de visitantes não é possível manter as despesas. São mais de 130 mil visitantes pagantes por ano. “Com as manutenções realizadas, com os investimentos por meio de eventos, com as bandinhas típicas colocadas todos os finais de semana, cruzando com os custos fixos e variados, o Parque apresenta um déficit de R$ 150 mil ao ano”.
O objetivo, agora, é construir um plano de viabilidade financeira do Parque Aldeia do Imigrante e um termo de referência para que se possa, ainda em 2015, buscar uma possível parceria público-privada para administrá-lo nas esferas de investimentos, promoção, melhorias e manutenções.