Pequenos, mas com discursos afiados, as autoridades mirins 2016, eleitas através do concurso “Prefeito por um Dia” foram ao Legislativo para pedir por suas comunidades. A sessão mirim, que aconteceu às 18h de quinta-feira, 1º de dezembro, foi dirigida pela presidente da Mesa, a vereadora Sophia Zang, do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen.
Bernardo Lima Oliveira, da escola Otto Hoffmann, pediu providência para colocar quebra-molas ao longo da avenida 15 de Novembro, para evitar que veículos andem em alta velocidade. Letícia de Paoli Mallmann, da Augusto Guilerme Gaedicke, defendeu a criação de uma rota alternativa para desafogar o trânsito central e a criação de um ginásio público para prática de esportes. Bruno Michaelsen Jahnel, da escola Bom Pastor, solicitou uma pracinha para o seu bairro, a BR-116, para que crianças e adultos tenham um local de lazer. Ele também pediu um abrigo para a parada de ônibus do bairro, já que em dias de chuva os alunos e demais usuários do transporte não têm onde se abrigarem. Vinícius Pottratz Schaefer, da escola Bom Pastor, considerou importante a colocação de redutores de velocidade na RS-235. Nathália Wolff e Silva, do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, ressaltou os baixos índices de criminalidade de Nova Petrópolis e considera o município seguro, limpo e lindo. Porém, ela defende a criação de uma ciclovia, asfaltamento do bairro Piá e, ainda, rotas alternativas, para desafogar o trânsito e estacionamento rotativo.
A assessora da prefeita, Luíze Boone, da Escola Especial Sol Nascente, defendeu que durante o seu mandato irá trabalhar a favor das pessoas com deficiência, para que elas tenham direitos iguais e, principalmente, que sejam tratadas sempre com muito respeito. A vice-prefeita Bruna Taís Fritsch, da escola São José, pediu melhorias na educação, segurança e saúde. A prefeita Karolaine Tiecker Melos, da Augusto Guilherme Gaedicke, defendeu a ampliação da sua escola, para atender ainda melhor os alunos, e a construção de uma instituição de ensino infantil no seu bairro, o Vale Verde. “Há muitos moradores e muitos precisam se deslocar até outros bairros para deixar os seus filhos”, ressaltou.
A presidente da Mesa, vereadora mirim Sophia Zang encerrou os trabalhos e convidou o presidente da Câmara de Vereadores, Charles Paetzinger, para receber os projetos propostos pelos vereadores, prefeita, vice-prefeita e assessora da prefeita.