A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lançou edital de chamamento público para seleção de organizações da sociedade civil que pretendem firmar termos de fomento com o Poder Público. Este é um procedimento previsto na Lei das Parcerias (nº 13.019/2014), que entrou em vigor no início deste ano. Os projetos que devem ser cadastrados são ligados ao meio rural, principalmente sobre o acesso de produtores a serviços de trator, distribuição de adubos orgânicos e químicos, colheita de silagem e grãos. Para participar, as entidades precisam entregar um plano de trabalho, na secretaria, no dia 22 de março, às 15h.
Os projetos enquadrados no edital são para acesso dos produtores rurais aos serviços de trator, melhoramento das propriedades no que tange suas lavouras e áreas para plantio e à distribuição de adubos orgânicos e químicos, pulverização, dessecamento de lavouras, plantio, gradeação, colheita de silagem e grãos e transporte; melhoria genética na bovinocultura de leite; aporte de auxílio financeiro para estudantes de Nova Petrópolis para realização do curso Técnico em Agropecuária, através de bolsa de estudo; curso de formação oferecidos para os agricultores de Nova Petrópolis.
Esse é o motivo de ainda não haver repasse de verbas da Prefeitura a entidades como a Associação do Conselho Distrital do Vale do Caí e Associação Círculo de Máquinas e Ajuda Mútua. Os produtores estão em plena atividade rural nesta época, principalmente tratando da silagem, que já está pronta para colher. Em algumas localidades do interior do município, os produtores contam com a ajuda do município para custear a colheita. “Essa lei tem certos prazos e ritos diferenciados. Em vigor desde janeiro do corrente ano, exigiu alguns procedimentos que tornaram tardios os repasses. Porém, já está publicado o chamamento público, ao aguardo dos planos de trabalho”, esclarece o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas das Costa de Lima.