Toda a história da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) foi construída com foco nos objetivos pelos quais a entidade existe, ou seja, promover o desenvolvimento dos diversos setores econômicos do município, através da participação ativa dos associados, conforme aborda a diretoria. “Todas as gestões trabalharam fortemente na capacitação permanente de gestores e equipes e foram agregando as ferramentas necessárias para auxiliar as empresas nas mais diversas áreas. Hoje, a Acinp é uma força reconhecida dentro e fora do município, com legitimidade para representar os interesses empresariais de Nova Petrópolis”, acredita.
A atual gestão traçou como meta seis objetivos estratégicos, buscando sempre a sustentabilidade e a continuidade da Acinp: satisfação do associado; sustentabilidade da entidade; parcerias e assuntos de interesse da coletividade; qualificação dos associados e da comunidade; promoção de eventos; turismo como catalizador de negócios e da economia do município. “Neste sentido, foram planejadas e desenvolvidas diversas ações, dentre as quais podemos destacar: a reformulação da estrutura organizacional interna, com qualificação da equipe e a aquisição de um sistema gestor; os departamentos foram fortalecidos, garantindo bastante autonomia, com foco nos interesses da cada setor; houve a aquisição de uma área de terras para construção de uma sede própria, concretizando um antigo sonho e representando um importante passo para o futuro da entidade; foi criado o Setor de Comunicação e Eventos, objetivando aumentar a visibilidade da Acinp, promover a aproximação e envolvimento com os associados e a comunidade”, explica.
A entidade ainda destaca a criação do Informativo Mensal, um novo canal de comunicação com os associados. Este setor assumiu integralmente a coordenação e organização do Festimalha e demais eventos da Acinp. Outras metas concretizadas foram a criação do Departamento de Serviços, a disponibilização do serviço de Certificação Digital, o apoio ao Programa Viver Nova Petrópolis, em parceria com o Sebrae, a reforma do Estatuto Social, a discussão com o Poder Público de importantes projetos, como a nova Lei de Publicidade e Propaganda e o projeto de revitalização do Parque Aldeia do Imigrante.
A área da capacitação foi intensificada e a entidade passou a subsidiar cursos e palestras, oportunizando uma maior participação dos associados, o que representou um significativo incremento no número de cursos e participantes. “Enfim, foram muitas as frentes de trabalho e não é possível elencar aqui todas as iniciativas de sucesso, porém podemos afirmar que sempre trabalhamos com dedicação e seriedade para promover o desenvolvimento econômico e social dos nossos associados e da comunidade de Nova Petrópolis”, enfatiza a diretoria.
Envolvimento comunitário
A Acinp tem como um dos seus objetivos estratégicos a parceria e o envolvimento com os assuntos comunitários. A entidade integra diversos conselhos municipais e desenvolve inúmeros projetos de parceria com o Poder Público Municipal, a exemplo do Fundo de Desenvolvimento do Turismo. Destaca-se, também, o trabalho da Comissão de Segurança e o Programa Mini Empresa, além dos eventos, como o “Homens na Cozinha” e o “Chá da Amizade”, todos contribuindo diretamente com a comunidade. Ainda vale mencionar a Jornada Regional da Qualidade e a Revista do Perfil Socioeconômico, que, além da Prefeitura, contam com a parceria da Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis.
Prédio próprio
A Acinp adquiriu, em 2015, três terrenos, de 1.270,55 m², no Loteamento Mittenwald, bairro Juriti. A situação atual é de estudo pela diretoria para elaboração de um projeto que prevê a construção de uma sede própria nesta área. A área ocupada, hoje, pela Acinp, junto ao Centro de Eventos (865 m²), foi concedida a título gratuito, em 2004, pela Prefeitura, com autorização do Legislativo. Na época, a entidade investiu na construção das salas e nos equipamentos necessários para instalação dos serviços, cuja inauguração foi em 11 de junho de 2004. Em 2005, aconteceu a inauguração do Plenarinho, financiado pela Acinp. Em contrapartida, a Prefeitura utiliza gratuitamente as salas de reuniões e o auditório para seus eventos. A concessão do espaço é renovada anualmente, conforme explica a diretoria.
Comemoração de 30 anos
As comemorações dos 30 anos de fundação da Acinp estão sendo marcadas por diversos eventos e atividades, que iniciaram em janeiro. Destacam-se o reposicionamento da marca Acinp, com modernização da imagem; o primeiro vídeo institucional da entidade; homenagem aos ex-presidentes; Campanha Aniversário Premiado (com sorteio de prêmios para os sócios); Festa de Aniversário (em janeiro) e Jantar Baile de Aniversário, que ocorrerá no sábado (30), às 20h, na Sociedade Tiro ao Alvo.
Próximos 30 anos
“Não existe razão para nos afastarmos dos principais valores e objetivos que sempre moveram a nossa entidade, ou seja, representar os reais interesses dos associados em todos os setores”, ressalta. Segundo afirma a diretoria, há uma preocupação permanente em ter uma leitura dos cenários presente e futuro, no sentido de a entidade se mover para promover ações que contemplem as necessidades do momento e sinalizem para as empresas os rumos em direção a um futuro sustentável e promissor.