Se os meninos nascidos após o ano de 1975 forem questionados se conhecem Ricardo Preussler e a Escolinha Kadron, boa parte responderá que não só conhece, como já vestiu a camisa da sua escolinha. Criada em 1986, através de um projeto do Conselho Municipal de Desporto (CMD), a escolinha Kadron galgou seus primeiros passos no Ginásio Padre Werner, com equipes de futsal, que disputavam jogos com equipes da região Nordeste do Estado. O trabalho chamou a atenção de pais e, aos poucos, as equipes ficaram “inchadas” tamanha foi a procura. Em vista disso, o Esporte Clube Nova Petrópolis (ECNP) abriu suas portas em 1992, criando um espaço para as categorias de base no futebol de campo.
Por 10 anos, o projeto perdurou, até que em 2002 a sede mudou. O futebol de campo, com a oficialização do nome “Escolinha Kadron”, passou a usufruir das dependências da Sociedade de Linha Brasil. Em 2005, no entanto, visando o crescimento do mercado do futsal, a Escolinha Kadron voltou às origens, vindo e se fixar na quadra do colégio Padre Werner até poucos anos atrás.
Passados mais de 30 anos do início do projeto, estima-se que mais de dois mil meninos tenham vestido a camisa do projeto, do ECNP e da Escolinha Kadron, aprendendo o esporte, visitando cidades para a disputa de jogos e, acima de tudo, tornando-se cidadãos de bem.
Pra quem conhece hoje jogadores que ainda disputam a Primeira Divisão, Municipal de Campo e Veterano, vale a pena ver como era em 1987 os rostinhos bonitos de Beluga, Mago, Cristiano, Sthil e companhia.
De pé: Careca, Beluga, Alex, Mago, Alan, Henrique, Rafael e Jackson.
Agachados: Cristiano, Zé, André Stihl, Lilo, Vico e Iplinski.