Foram diplomados, na manhã de segunda-feira (19), os vereadores, prefeitos e vices eleitos no pleito eleitoral deste ano, nos municípios de Picada Café e Nova Petrópolis. A cerimônia aconteceu no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial (Acinp) e foi presidida pelo juiz eleitoral Franklin de Oliveira Netto. O evento contou com a presença da promotora pública eleitoral, Carla Pereira Rego Flôres Soares, e os membros da Junta Eleitoral, David Rogério Gallas, Fabíola Gabriela Lied e Rosane Seibt.
O juiz Franklin de Oliveira Netto lembrou que a Justiça Eleitoral acompanhou o pleito deste ano desde o registro das candidaturas, passando pela fiscalização da campanha, a totalização dos resultados, prestação de contas até a diplomação. “O ano de 2016, no meu sentimento, não deixará muitos motivos para comemoração, a não ser esta. Independentemente das preferências partidárias ou da postura ideológica, a verdade é que neste ano tivemos uma presidente eleita por 54 milhões de votos e afastada por apenas 55 senadores. Seu sucessor, de quem muitos esperavam muito, não consegue resgatar o país desta grave crise ética e econômica. A Operação Lava Jato continua a desvendar escabrosos casos de corrupção, levando para o cárcere políticos e empresários”, relatou o juiz, mencionando, ainda, o acidente com o avião que levava o time da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana. Franklin ressaltou que uma democracia forte necessita da participação política e de pessoas honestas e honradas, que alcancem os cargos públicos para promover o bem comum. “E é o que hoje estamos fazendo aqui, diplomando pessoas de bem, que, nos próximos quatro anos, vão nos representar no Executivo e no Legislativo”, finalizou.
Regis Luiz Hahn e Charles Paetzinger receberam o diploma de prefeito e vice-prefeito eleitos em Nova Petrópolis, com 6.828 votos, de 2017 a 2020. Jorge Darlei Wolf, 833 votos; Jerônimo Stahl Pinto, 615 votos; João Paulo de Macedo Viana, 562 votos; Oraci de Freitas, 506 votos; Claudio Gottschalk, 458 votos; Daniel Michaelsen, 426 votos; Rafael Lüdke, 424 votos; Nei Schneider 408 votos; Rodrigo Santos, 400 votos; Kátia Zummach, 372 votos, e Carlos Antonio Simon, 351 votos; receberam o diploma de vereadores de Nova Petrópolis a partir de 2017.