No dia 15 de outubro, uma residência, na Rua da Paz, foi roubada. Foi levado da casa uma TV, um carro e um celular. O Setor de Investigação da Delegacia de Polícia começou a procurar os indivíduos. Através do telefone roubado, foi rastreado que o aparelho estava sendo usado em Alvorada. O delegado, Camilo Cardoso, pediu, então, a quebra do sigilo do celular. No fia 28 de outubro, foi identificado quem estava usando o aparelho. Era Rodrigo da Rosa Ramires, de 20 anos, morador de Alvorada.
Os policiais da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis foram até a cidade, no dia 4 de novembro, e localizaram o indíviduo na cidade, com o telefone. O mesmo foi preso e em depoimento deu o nome de quem ele tinha comprado o aparelho de celular.
Jéferson Fernando Mazue do Amarante, 25 anos, foi o nome que Rodrigo entregou. As vítimas de Nova Petrópolis foram chamadas até a Delegacia e reconheceram Jéferson como uns dos evolvidos na noite do roubo. Assim, os policiais voltaram a Alvorada para prender Jéferson Fernando Mazue do Amarante, no dia 23 de novembro, mas descobriram que o mesmo era preso do regime semiaberto e estava com tornozeleira quando veio a Nova Petrópolis. A tornozeleira estava desligada na noite do crime. Jéferson já estava preso, desde o dia 8 de novembro, porque saiu da área delimitada para andar com a tornozeleira.