BR-116 está liberada em meia pista

Foto: Everton Luiz Popioleki | Todos os tipos de veículos podem passar pelo trecho

Na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, a BR-116 foi liberada em meia pista para trânsito, no trecho que estava bloqueado, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Às 9h30, depois de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no local, placas de “pare” e “siga” começaram a ser utilizadas para sinalizar a passagem. As sinaleiras já estavam instaladas, mas sem funcionar ainda, por problemas técnicos. Porém, ao longo do dia, segundo o engenheiro responsável pela obra, Daniel Bencke, da unidade de Vacaria, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a intenção é de que elas estejam em condições de uso ao longo do dia.

O tempo de intervalo é de um minuto, mas pode não ser definitivo. Nas primeiras horas de trânsito no trecho, o Dnit vai analisar como o fluxo vai se comportar, para verificar se será necessário alterar o tempo da sinaleira. Quem pega a 116 para ir  a Caxias, tem levado cerca de 25 minutos para chegar até a sinaleira.

O trânsito está liberado para todos os tipos de veículos. Daniel informa que o Dnit pensou em restringir, no início, a passagem de caminhões, mas, vistoriando a obra, o departamento concluiu que a estrada está segura. Porém, se for observado qualquer instabilidade na pista, veículos pesados poderão ser proibidos de passar.

A obra começou no dia 7 de novembro. A partir desta data, a Geosonda, empresa contratada para executar os reparos, tem 180 dias para concluir os trabalhos. A fase atual é de fundação da cortina atirantada, que é a base que apoia verticalmente a estrada.