Nova Petrópolis decreta estado de emergência

Foto: Kassandra Dorneles | Prefeito acompanhou os estragos, depois de retornar de Brasília

O prefeito Regis Luiz Hahn assinou o decreto nº 219/2016, que declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência no município de Nova Petrópolis, afetado por enxurradas. O documento foi assinado na sexta-feira, 21 de outubro. O decreto tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar 180 dias.

Equipes estão trabalhando no levantamento de danos, elaboração de laudos técnicos, reunião de material fotográfico, entre outras informações para alcançar os índices de prejuízos públicos e privados a serem avaliados pela Defesa Civil Estadual e, posteriormente, homologados pelo Ministério da Integração para a liberação de recursos federais.

A decretação de emergência considerou: as intensas chuvas que atingiram o município durante os dias 16 a 19 de outubro de 2016, atingindo 328 mm, com maior concentração de precipitação pluviométrica nos dias 16 e 17 do mesmo mês; que o evento adverso atingiu bairros e localidades do interior, afetando ruas, redes pluviais, casas, lavouras agrícolas e estradas municipais com deslizamentos de terra, pedras e vegetação, resultando em interdições parciais e totais; que, como consequência deste desastre, resultaram danos materiais e ambientais e os prejuízos econômicos e sociais, que constarão do Formulário de Avaliação de Danos; em acordo com a resolução número 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec), a intensidade deste desastre foi dimensionada como de nível. Concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade: a localização geográfica do município, em região serrana, e a instabilidade do tempo que ainda predomina.

O prefeito Lelo retornou de Brasília na tarde de sexta-feira, 21 de outubro, e foi conferir alguns pontos críticos que o município enfrenta devido às chuvas. O chefe do Executivo não escondeu a consternação pelo ocorrido. Após assinar o decreto que declara estado de emergência, o prefeito verificou os estragos causados pela chuva na BR-116. A estrada está totalmente bloqueada nos dois sentidos.

Famílias desalojadas voltam para casa

Também na tarde de sexta-feira, as 21 pessoas desalojadas, que permaneceram abrigadas durante cinco dias no Centro Evangélico, retornaram para suas residências. Três, das cinco casas, servirão de moradia para as famílias.

As aulas ocorrem normalmente a partir de segunda-feira, dia 24, em todas as escolas de Nova Petrópolis. O abastecimento de água está normalizado desde a madrugada de sexta-feira.