Está aberta a temporada de caça ao palhaço em Nova Petrópolis. Inicialmente, isso pode parecer brincadeira ou piada, mas não é. Após cinco aparições de uma pessoa fantasiada de palhaço no município, muitas pessoas estão assustadas, indignadas, nervosas e querem encontrar o personagem que está assustando muita gente.
No domingo, segunda e terça-feira (16, 17 e 18 de outubro), uma pessoa vestida de palhaço, com uma machadinha na mão, foi vista no bairro Pousada da Neve, próximo à avenida 15 de Novembro. Já na quarta e quinta-feira (19 e 20), houve relatos de um palhaço, também com uma machadinha, próximo ao Centro de Eventos.
A Brigada Militar foi acionada todos as vezes e, nos dois últimos dias, fez buscas nas redondezas do Centro de Eventos. Muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais, descrevendo sua indignação e relatando o interesse em encontrar o palhaço. Na noite e madrugada de quinta para sexta (21), mais de 10 carros, envolvendo cerca de 30 a 40 pessoas estavam nas ruas, bairros, loteamentos e estradas secundárias à procura do palhaço.
Fotos falsas circularam nas redes sociais. Não foi registrada em foto ou vídeo a aparição do palhaço misterioso. Grupos de WhatsApp e eventos no Facebook foram criados para as pessoas se organizarem e se comunicarem, com a finalidade de encontrar quem está despertando a curiosidade e medo na comunidade. Vários relatos nas redes sociais, ligações para a Brigada Militar de mães e pessoas apavoradas, com medo e presas em casa durante a noite, tem acontecido durante a semana. Pessoas dos municípios vizinhos, como Picada Café e Feliz, também relataram terem visto palhaços em suas cidades.
A Brigada Militar não aconselha a comunidade a ‘caçar o palhaço’. Segundo informações do tenente Marco Antônio Soares Garcia, se a comunidade se organizar para caçar pessoas pode até ser considerada formação de quadrilha. Se o palhaço for pego, pode configurar linchamento ou tentativa. E isso é crime. “Quanto mais pessoas saírem às ruas, mais mídia essa pessoa está ganhando e é o seu principal objetivo”, relatou Garcia.
A Brigada Militar pede que a população não saia à rua para promover essa caça, pois a polícia está investigando o caso, já com suspeitos e adianta que em breve o responsável será preso. Na tarde desta sexta-feira (21), haverá uma coletiva de imprensa, no quartel da Brigada Militar.