Candidatos a prefeito destacam seus projetos em encontro promovido pela Acinp

Foto: Sóstenes da Silva | Lelo, Naira ou Lui: próximo prefeito será conhecido em outubro

Quatro perguntas iguais, com ordem de resposta sorteada, sendo que apenas a primeira era de conhecimento dos candidatos; as outras três foram divulgadas na hora.  Depois, três rodadas de perguntas sorteadas pelos candidatos, diferentes a cada etapa. Por fim, espaço para as considerações finais de cada um. Assim foi a logística do Encontro com Candidatos a Prefeito, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que aconteceu na noite de segunda-feira, 13 de setembro, no Plenarinho. A sequência de perguntas e respostas foi acompanhada por uma plateia de sócios da entidade, candidatos à Câmara de Vereadores, autoridades, convidados e imprensa. O presidente da Acinp, Cláudio Michaelsen, ressaltou que a proposta do evento não era criar um debate, mas, sim, uma apresentação de ideias sobre os planos de governo de cada chapa.

Somente os candidatos a prefeito tiveram a oportunidade de responder às perguntas. Os vices se mantiveram em silêncio, apenas assessorando o companheiro de chapa. O mediador lançou a primeira pergunta e a única previamente informada a Regis Luiz Hahn e Charles Paetzinger (PP/PDT), Luiz Irineu Schenkel e Jorge Lüdke (PSDB) e Naira Sauter Seibt e Inei Koch (PMDB): “Por que quer ser prefeito de Nova Petrópolis?”. Sorteado para ser o primeiro a responder, Lelo disse que quer renovar o mandato porque tem “capacidade e competência”. Lui foi o segundo a expor a sua argumentação e falou que, diante da crise, é o momento de trazer a sua experiência de gestão em empresas para o município. Naira enfatizou a sua característica de trabalho com planejamento estratégico, pois, assim, ela acredita que conseguirá controlar tudo o que acontecerá dentro da Prefeitura.

O segundo questionamento direcionado aos candidatos foi “Quais, na sua opinião, são os principais gargalos para o crescimento físico e para o desenvolvimento com qualidade de vida que a cidade deve enfrentar nos próximos anos; e o que pretende fazer em relação aos mesmos?”. Para Naira, uma das principais preocupações é a saúde; Lui considerou o próprio crescimento físico da cidade como um grande problema a ser enfrentado, mas colocou em primeiro lugar a preocupação com a educação. Lelo disse que, principalmente, quer tentar manter o crescimento ordenado. “Quais serão os critérios para formação da equipe de governo e os critérios para definição das grandes prioridades na sua gestão?” foi a terceira pergunta. Lelo deu o exemplo da sua administração, que, segundo ele, é formada por pessoas específicas para cada área e, assim, pretende manter o seu quadro de colaboradores, se for eleito. O atual prefeito disse que todas as administrações têm que ter profissionalismo e gestão. Ele destacou os prêmios de transparência e de gestão pública adquiridos. Naira ressaltou a característica da sua candidatura de ser ‘chapa pura’, o que significa, conforme falou, que o PMDB não tem compromisso com nenhum cargo político, mas, sim, com a comunidade. Ela disse que é preciso ter técnicos nas secretarias e avaliar todas as necessidades da administração para concluir se é possível diminuir o número de pessoas com cargo em comissão (CC). A candidata ressaltou que em obras uma das prioridades é desafogar o fluxo de trânsito central, criando uma rota alternativa. Lui disse que vai buscar as pessoas competentes para cada área, se eleito, mesmo que tenha que trazer pessoas de outras cidades. Ele acrescentou que pretende impulsionar o setor de projetos do Executivo para ir atrás de recursos, em Brasília, para que o município tenha crescimento e desenvolvimento.

Encerrando a primeira etapa, a quarta pergunta foi “Qual a sua visão sobre o desenvolvimento do turismo em Nova Petrópolis?”. O candidato tucano enfatizou que uma das prioridades será inovar no turismo, sem querer ser igual a outros municípios, mas criar um produto diferenciado. O progressista Lelo comentou que, em sua gestão, foi possível captar dois hotéis, que vão, na visão dele, conseguir ‘segurar’ os turistas em Nova Petrópolis. Serão cerca de 400 leitos e o candidato acredita que, com isso, o município já será mais procurado. Naira destacou que a cidade já evoluiu muito, mas chegou o momento de pensar no planejamento futuro do turismo de Nova Petrópolis, sem perder a identidade cultural. Ela considerou que viagens para cidades de referência no turismo podem ser parâmetros para construir adaptações no setor aqui.

A etapa seguinte foi composta por três rodadas com três perguntas em cada, direcionadas aos candidatos e sorteados por eles próprios. Lui falou sobre soluções para a falta de estacionamento, Lei da Publicidade e Propaganda e preparação das novas gerações para preservação da cultura, costumes, valores, dentro dos contextos do turismo e da educação; Lelo sorteou questionamentos sobre critérios que devem ser adotados para escolher o secretário de Turismo, planejamentos a longo prazo e condução da administração e obras de saneamento que serão prioridade; Naira respondeu sobre a concessão do Parque Aldeia do Imigrante, ideias para atrair novos investimentos e viabilização do projeto de duplicação da avenida.

Na última parte, os três deixaram suas considerações finais.