Começam as comemorações à Pátria: fogo simbólico chega a Nova Petrópolis

Foto: Lauren Krause | Fogo simbólico permanece na Brigada Militar até 1º de setembro

Com a missão de reacender o sentimento de civismo, centelhas da Chama da Pátria estão sendo distribuídas pelo Brasil. Em Nova Petrópolis, o fogo simbólico chegou na tarde de segunda-feira, 22 de agosto, e foi recebido por autoridades municipais, no Parque Aldeia do Imigrante. O coronel da reserva da Brigada Militar, Álvaro Raul da Cruz Ferreira, que integra a Liga de Defesa Nacional (LDN) do Rio Grande do Sul, é quem tem a responsabilidade de levar o símbolo aos municípios do interior do Estado. Após acesa, a chama foi conduzida por alunos da Escola Municipal Luiz Loeser até o posto da Brigada Militar de Nova Petrópolis, onde permanecerá até o dia 1° de setembro. Depois, ela será transferida para Praça das Flores, em ato que dará início às comemorações da Semana da Pátria.

Segundo o coronel Álvaro, a LDN percorre os municípios levando o fogo simbólico “para despertar em todas as comunidades o maior ardor cívico para as comemorações da Semana da Pátria”. Ele discursou para a plateia de alunos e professores, fazendo uma viagem pela história para falar sobre a importância de lembrar os valores da Pátria. “O fogo sempre foi o símbolo agregador. O Brasil começa em Nova Petrópolis, porque é aqui que vocês trabalham, que os mais velhos educam os seus filhos, trabalham para o desenvolvimento deste município e, consequentemente, do estado e da nação. O objetivo da liga é manter o civismo em todos”, destacou.
O prefeito em exercício, Gregor Hermann, falou que as Olimpíadas deixaram o sentimento de patriotismo vivo. “Acredito que todos aqui estão com o ardor cívico inflamado, porque vivemos, até ontem, essa sensação, com as Olimpíadas. A pátria nasce em nós, nos nossos corações. Não é todo ano que temos Olimpíadas e Copa, mas todo ano temos a Liga da Defesa, que preserva esse fogo simbólico”, pontuou.

A Semana da Pátria 2016 terá como tema municipal a “HumanizAÇÃO – humanizar quem sabe pode muito, quem ama pode mais”. A temática estadual será “Um século de civismo”. O “Centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar” será a homenagem estadual e o “Centenário de Fundação da Liga de Defesa Nacional” será a homenagem nacional.