Araucária é removida na avenida Germânia por apresentar risco a moradores e construções próximas

Foto: Lauren Krause | A remoção da árvore, que deveria ter pelo menos 250 anos, originou-se de “inúmeras solicitações da comunidade”

O trânsito no início da avenida Germânia ficou interrompido na tarde de segunda-feira, 15 de agosto. A interdição foi necessária para a remoção de uma Araucária, de grande porte, localizada próxima ao Moinho Rasche. A operação pegou muitos motoristas de surpresa, que até tentaram passar pelo bloqueio mesmo com o serviço em andamento. Alguns pararam para assistir à supressão da árvore centenária. Na aglomeração que se formou, havia quem lamentava o corte. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, a permanência da Araucária apresentava risco à integridade física das pessoas e a construções próximas.

A remoção da árvore, que deveria ter pelo menos 250 anos, originou-se de “inúmeras solicitações da comunidade”, segundo justifica o secretário. Foi realizada vistoria e constatado que a árvore estava em lugar inadequado. “Moradores e frequentadores do local presenciaram diversos danos causados pela Araucária, por meio de galhos que, em dias de vento, quebravam repentinamente, caindo em cima de veículos e, por vezes, muito próximo a pessoas que ali passavam”, explica.