Alemão justifica que sua calçada não está em boas condições por culpa das ratazanas

Foto: Lauren Krause | Vereador disse que vai fazer o conserto

Os vereadores de situação, do PP e PMDB, deram uma prova de que aceitaram bem o pedido de providências do vereador Jorge Lüdke (PSDB) para o conserto da esquina entre as ruas Rio Branco e Antonio Maria Feix. Depois dos primeiros capítulos da novela – quando Lüdke disse que ia manter o pedido na pauta até que houvesse solução, Oraci de Freitas (PP) ter ido até a residência dos responsáveis e ter dito na tribuna que o problema poderia ser resolvido na conversa, de o conserto ter sido feito -, as bancadas do PP e PMDB apresentaram um pedido de providências solicitando que o Executivo entre em contato com o vereador Jorge Luiz Lüdke, morador da rua Gustavo Frederico Michaelsen, nº 213, para que providencie o conserto do passeio público.

Oraci disse que ficou muito preocupado quando Alemão disse que a culpa é dos ratos. “Será que os ratos atacam só esse passeio público? Eles devem ser bem reforçados, para levantar uma pedra dessas. Tem que ser bem analisado, daqui a pouco está atacando prédios esse bichinho”, argumentou, em tom de ironia. O progressista pediu para que a matéria fique em pauta, aderindo à própria sugestão de Lüdke, no pedido de sua autoria.

Alemão reclamou que Oraci esteve em sua casa, na terça-feira, 12 de julho, mas não o visitou para falar sobre o conserto de sua calçada, contrariando o que defendeu o vereador progressista, quando alegou ser importante primeiro conversar, depois tomar uma atitude mais extrema. “Gostaria de agradecer, porque esse pedido vai encorpar uma demanda do meu bairro e de toda a cidade, que é o controle das ratazanas. Quem conhece sabe que elas geralmente vivem nos bueiros e têm um tamanho bastante grande”, justificou. Ele disse que a questão é de saúde pública e que o afundamento na sua calçada foi causado pelos ratos, que também estão prejudicando a rede de esgoto pluvial. “Semana que vem eu vou fazer, mas eu quero a colaboração da Prefeitura para arrumar o esgoto”, acrescentou.

Daniel Michaelsen (PMDB) afirmou que tem certeza que o conserto será feito e, assim, o pedido poderá ser retirado da pauta, mas, para ele, a desculpa não convenceu. “Se a culpa é dos ratos, cachorros, galinhas, não interessa, tem que estar feita a calçada”, alegou, reforçando que antes de ter feito o pedido da Rio Branco com a Antonio Maria Feix, Alemão tinha que estar com o seu passeio público adequado. Simplício Schwantes (PP) disse que “isso não pode acontecer na casa de um vereador” e considerou o fato “uma vergonha”.