Frio intensifica, ainda sem neve, mas com geada

Foto: Sóstenes da Silva | Frio congelou até o carro
Foto: Sóstenes da Silva | Teve geada em Nova Petrópolis

Foto: Sóstenes da Silva | Teve geada em Nova Petrópolis

Para quem estava achando muito frio os últimos dias, um aviso: vai piorar. Uma sequência de vários dias com temperaturas mínimas muito baixas estão previstas para o Estado. Conforme meteorologistas da Metsul Meteorologia, as temperaturas irão despencar ainda mais nos próximos dias. O fenômeno se deve a chegada de um novo e potente pulso de ar polar trará nebulosidade e até chance de precipitação fraca.

O Rio Grande do Sul teve hoje, quinta-feira, 9 de junho, segundo a Metsul, o 15º dia de 2016 com mínimas negativas e as menores marcas até agora no Estado na grande maioria dos municípios. Muitas cidades tiveram marcas abaixo de zero. Em Gramado, um termômetro de rua registrou -4°C cedo da manhã. Fez 6,4°C abaixo de zero em Vacaria, a mínima deste ano no território gaúcho. Em Caxias do Sul, fez -2,2°C. Em Nova Petrópolis teve geada e a temperatura para hoje não deve passar dos 10°C.

No fim de semana, com a chegada de um reforço de ar polar vindo da Antártida, a temperatura cairá ainda mais, com o agravante do vento que será responsável por dias gelados. As marcas serão muito baixas o dia inteiro, mesmo à tarde e com sol. Em alguns lugares do Estado, a sensação será de temperatura abaixo de zero. Contudo, a Metsul Meteorologia não fala em queda de neve; mas formação de geada, sim. Em Nova Petrópolis, as temperaturas nos próximos dias estarão variando entre 2°C e 12°C.