Após cinco meses tramitando, projeto do estacionamento rotativo poderá ser votado na próxima sessão

Foto: Lauren Krause | Legislativo não vai fazer audiências públicas no interior

Os vereadores ainda discutem se autorizar a implementação do estacionamento rotativo em Nova Petrópolis será positivo. O projeto de lei, enviado pelo Executivo, já tramita há mais de cinco meses no Legislativo. Mas, na sessão ordinária de quinta-feira (12), o vereador Daniel Carlos Michaelsen (PMDB) solicitou a retirada de pauta da matéria para entrar em votação na próxima semana, dia 19 de maio. “É uma decisão que nós vamos ter que tomar. Mas a maioria é contra, principalmente quem é do interior”, argumentou.

Jerônimo Stahl Pinto (PDT) retomou a matéria sobre o estacionamento rotativo na tribuna e deixou claro que é favorável. Ele ressaltou que Nova Petrópolis é uma cidade turística e precisa estar preparada para colocar em prática matérias como essa, visando o crescimento do município. Apesar do ano eleitoral, ele reforçou que os vereadores precisam se definir, se vão votar ou não. O vereador também argumentou que os horários de ônibus têm que ser mais flexíveis para dar opções a quem precisa se deslocar.

O vereador Adelar Hansen (PSDB) questionou a permanência do projeto, por tanto tempo, na pauta, e lembrou que ficou combinado que seriam feitas reuniões com a comunidade. “Não sabe se é porque é ano eleitoral que não querem discutir o projeto”, questionou. Clodomiro Fernandes (PSB) destacou que tem conversado com alguns empresários que querem a aprovação da matéria. Ele relatou que muitos consumidores estão deixando de comprar porque não há vagas para estacionar.

Apesar de a posição dos moradores influenciar, e muito, na decisão dos parlamentares, está descartada a hipótese de realizar audiências públicas nas comunidades do interior do município. De acordo com o vereador Daniel, não será encontrada uma uniformidade de opiniões e caberá aos vereadores a decisão pela aprovação ou não.

O secretário-adjunto de Planejamento, Fábio Müller, durante uma reunião com os parlamentares, já ressaltou que a estimativa de preço para a cobrança do estacionamento é de R$ 2,00 a hora, sendo que a ideia de tempo permitido para a faixa azul seria de até 2 horas e de 4 horas na faixa verde. Motocicletas, motonetas e ciclomotores estarão isentos do pagamento, desde que estacionadas nos locais devidamente demarcados.