Já estão definidos dois moradores de Nova Petrópolis que irão conduzir a Tocha Olímpica, no dia 8 de julho, quando o símbolo do evento esportivo vai passar pelo Jardim da Serra Gaúcha. O esportista Fábio Roese e o empresário Virgílio Kehl são os escolhidos pelas autoridades municipais. O percurso local ainda terá a participação de mais cinco pessoas, que serão definidas pelos patrocinadores. O diferencial será a passagem da tocha pelo Ninho das Águias, onde ela será conduzida através de um voo duplo.
Virgílio Kehl vai percorrer 200 metros em terra firme, enquanto Fábio Roese vai carregar o símbolo olímpico pelos céus de Nova Petrópolis, sobre o Ninho das Águias. “Sinto-me muito honrado em ter sido escolhido, porque pouca gente terá a oportunidade de participar. É uma chance única”, destaca Roese. Ele é professor de educação física, está à frente de equipes de corrida e de vários projetos esportivos, desde 1991. O esportista comenta que nunca fez um voo duplo e vai praticar, pelo menos uma vez, antes do dia da condução. “Se o tempo permitir, vou fazer um teste nesse final de semana”, diz. Virgílio também contribui com várias ações na área esportiva do município. “É uma honra muito grande. Sempre apoiei o esporte da nossa cidade e talvez tenha sido um prêmio. Fiquei muito feliz”, afirma o empresário.

Fábio Roese / Arquivo Pessoal
Conforme o assessor do Departamento Municipal de Desporto, Luiz Port, a estimativa é de que a Tocha Olímpica chegue a Nova Petrópolis por volta de 15h30 do dia 8 de julho, uma sexta-feira. As escolhas das pessoas que carregariam a tocha foi da Administração Municipal, conforme explica o assessor, pelo destaque na área esportiva e na comunidade.

Luiz Port e Virgílio/ Foto: Sóstenes da Silva.
Segundo informa Port, cada condutor terá 200 metros para conduzir o símbolo das Olimpíadas. Em terra, a condução será pela avenida 15 de Novembro, passando pelo Labirinto Verde e Praça das Flores, até a Torre de Informações Turísticas. “Conseguimos, com o Comitê Olímpico, para fazer um voo duplo, do Ninho das Águias até Caxias do Sul, onde a tocha vai passar a noite. Não estava previsto e nós conseguimos o que eles chamam de modo alternativo, que é fora do revezamento de rua”, explica Port.
Antes de chegar a Nova Petrópolis, a Tocha Olímpica vai sair de Porto Alegre, passar por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado e Canela. Depois, ela segue para Caxias do Sul, onde vai passar a noite.